Siga-nos
Gilbert Durinho e Belal Muhammad se encaram na coletiva de imprensa do UFC 288.
Última encarada de Gilbert Durinho e Belal Muhammad antes do UFC 288 - Louis Grasse/PxImages

UFC

Gilbert Durinho e Belal Muhammad se enfrentam por ‘title shot’ no UFC 288

O UFC 288, que acontece neste sábado (6), em Newark (EUA), terá como atração principal a disputa pelo título peso-galo (61 kg) entre Aljamain Sterling e Henry Cejudo. Porém, o duelo entre os top 5 do meio-médio (77 kg) Gilbert Durinho e Belal Muhammad promete roubar a cena no co-main event da noite.

O confronto, anunciado há cerca de duas semanas como substituto de Charles ‘Do Bronx’ vs Beneil Dariush na luta co-principal do UFC 288, ganhou importância ainda maior na coletiva de imprensa de quinta-feira. Na ocasião, Dana White – presidente da organização – confirmou que o vencedor do embate entre Durinho e Belal garantiria a chance de disputar o cinturão até 77 kg da liga no seu próximo compromisso.

Antes, no entanto, o UFC promoverá o duelo entre o atual campeão da categoria Leon Edwards e o desafiante Colby Covington, já confirmado pelo dirigente, mas ainda sem data marcada. Apesar disso, o anúncio feito por Dana White deve contribuir para que o co-main event da edição 288, neste sábado, seja ainda mais disputado.

Histórico recente

Ambos lutadores chegam para o embate em grande fase. O brasileiro venceu de forma convincente seus dois mais recentes compromissos, contra Neil Magny e Jorge Masvidal, ambos disputados neste ano. Por sua vez, o americano de ascendência palestina ostenta uma longa invencibilidade no octógono mais famoso do mundo, com oito vitórias e um ‘no contest’ (sem resultado) em seus últimos nove combates pelo UFC.

Duelo de estilos

Faixa-preta de jiu-jitsu, Gilbert Durinho tem na arte suave sua principal especialidade. Apesar disso, o atleta da equipe ‘Kill Cliff FC’ vem mostrando evolução no wrestling e na luta em pé nos últimos anos, tornando-se um lutador de MMA completo.

Em contrapartida, Belal Muhammad é um wrestler de origem, tendo atuado em nível colegial e universitário na modalidade. No entanto, assim como seu oponente, o americano soube se moldar às artes marciais mistas e hoje pode ser considerado um atleta polivalente, sem grandes falhas em seu jogo.

Durinho e Belal também são exemplos de atletas com alto QI de luta, uma valência fundamental especialmente na hora de definir qual estratégia usar em cada combate. Resta saber quem levará a melhor neste equilibrado confronto, responsável pelo segundo combate mais importante do UFC 288, e se credenciará para uma futura disputa de título.

Esquadrão brasileiro marca presença no UFC 288

O Brasil estará muito bem representado no ‘Prudential Center’, ginásio escolhido para abrigar o UFC 288, em Newark. Além de Gilbert Durinho, o ‘esquadrão brasileiro’ contará com outros seis atletas entrando em ação neste sábado.

Pelo card principal, a ex-campeã peso-palha (52 kg) Jéssica ‘Bate-Estaca’ encara a chinesa Yan Xiaonan, de olho em um novo ‘title shot’ contra sua algoz e atual campeã da categoria Zhang Weili. Já Diego Lopes encara o invicto lutador russo Movsar Evloev, na divisão dos penas (66 kg), um combate para o qual o brasileiro radicado no México foi escalado com pouco tempo de antecedência.

Na abertura da parte principal do show, Kron Gracie retorna ao cage após mais de três anos de ausência. O filho de Rickson Gracie, que perdeu sua invencibilidade no MMA profissional na última apresentação, mede forças com Charles Jourdain, em busca de voltar à coluna das vitórias.

No card preliminar, as compatriotas Marina Rodriguez e Virna Jandiroba fazem o confronto verde-amarelo da noite. Derrotada em sua última luta, a gaúcha viu o sonho de disputar o cinturão dos palhas se afastar e tentará iniciar uma nova caminhada rumo ao topo da divisão contra a baiana, que retorna após ficar um ano afastada por conta de uma cirurgia.

Por fim, Cláudio Ribeiro será – ao lado de Joseph Holmes – o responsável por abrir o card preliminar do UFC 288. O paulista visa conquistar sua primeira vitória no octógono do Ultimate, depois de estrear na organização com derrota para Abdul Razak Alhassan, em janeiro.

Desfalques de última hora

O esquadrão brasileiro ainda sofreu dois desfalques de última hora, às vésperas da competição. Daniel Willycat, companheiro de equipe do ex-campeão peso-leve Charles Do Bronx, se lesionou e foi cortado do card, onde enfrentaria Johnny Muñoz. Já Rafael Estevam enfrentou problemas antes da pesagem oficial na sexta-feira e foi impedido pela comissão médica de continuar o corte de peso, tendo sua luta contra Zhalgas Zhumagulov cancelada.

Onde assistir

O UFC 288 será transmitido pelo ‘Fight Pass’, plataforma de streaming do Ultimate, ao vivo, a partir das 19h30 (horário de Brasília), deste sábado. O card principal está previsto para começar às 23 horas.

Card completo do UFC 288:

Aljamain Sterling vs Henry Cejudo
Belal Muhammad vs Gilbert Durinho
Jessica Bate-Estaca vs Yan Xiaonan
Movsar Evloev vs Diego Lopes
Kron Gracie vs Charles Jourdain
Drew Dober vs Matt Frevola
Kennedy Nzechukwu vs Devin Clark
Khaos Williams vs Rolando Bedoya
Marina Rodriguez vs Virna Jandiroba
Braxton Smith vs Parker Porter
Phil Hawes vs Ikram Aliskerov
Joseph Holmes vs Claudio Ribeiro

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC