Siga-nos
Durinho lança soco limpo no rosto de Jorge Masvidal, no UFC 287
Masvidal se aposentou após perder para o brasileiro no UFC 287 - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Gilbert Durinho domina Masvidal no UFC 287; veterano anuncia aposentadoria

Um dos lutadores mais populares da história do MMA pendurou as luvas neste sábado (8), após a luta co-principal do UFC 287, com sede em Miami (EUA). Depois de 20 anos de carreira, Jorge Masvidal decidiu se aposentar após ser dominado e perder para Gilbert Durinho.

O anúncio foi feito pelo próprio veterano, ainda no octógono, logo após o revés – o quarto consecutivo na organização. Ao lado de seus filhos, Masvidal se desculpou por não se despedir do esporte com uma vitórias e enalteceu os frutos que colheu ao longo de sua trajetória como profissional.

“Amo a todos aqui. Me desculpem, do fundo do coração. Já são mais de 20 anos na carreira. Amo esse esporte, sou um multimilionário. Antes, eu não tinha nada. Estou fora, Miami até o final”, declarou Jorge, que já havia levantado essa possibilidade anteriormente.

Por outro lado, Durinho conquistou a segunda vitória consecutiva e agora briga de vez por uma chance pelo cinturão dos meio-médios (77 kg). Em tom respeitoso, o brasileiro também exaltou o legado de Masvidal.

“Me sinto muito bem. Todo respeito a esse cara, ele ainda é o rei de Miami. Estamos aqui por causa de caras como ele. Todo respeito ao Masvidal. Sou o único em todo o UFC que está disposto a lutar com qualquer um em qualquer lugar. Leon Edwards, Colby, quem quer que tiver com o cinturão, eu vou atrás de vocês”, destacou Gilbert.

A luta

Início de bastante estudo de ambos. O brasileiro tentou se aproximar com cruzados de esquerda, mas Masvidal se evadiu lateralmente. Em resposta, com uma boa sequência de socos e chutes, Masvidal levantou a torcida presente em Miami. Na sequência, Durinho tentou grudar para buscar a queda pela primeira vez, mas sem sucesso. Nos segundos finais, Gilbert balançou Jorge com um cruzado e aproveitou o momento para aplicar a queda no americano e terminar a parcial por cima.

Embalado, Durinho começou o segundo round com tudo, aplicando um ‘knockdown’ em Masvidal e, logo em seguida, conseguiu uma queda plástica ao cravar o rival com as costas no solo. Por baixo, ‘Gamebred’ travou a nuca do brasileiro para minimizar os danos do ‘ground and pound’. Aos poucos, o veterano conseguiu ficar de pé, mas foi derrubado novamente na sequência.

No último assalto, Durinho tentou surpreender com um chute alto logo no início, mas o golpe explodiu na guarda do americano. Com bons jabs e golpes em linha, Gilbert balançou Masvidal na trocação. Encurralado na grade, Gamebred foi alvo fácil para o especialista de jiu-jitsu levar a luta para o solo e controlar a reta final do duelo.

Confira abaixo os resultados do UFC 287 até então:

Gilbert Durinho venceu Jorge Masvidal por decisão unânime
Rob Font venceu Adrian Yanez por nocaute técnico no primeiro round
Kevin Holland venceu Santiago Ponzinibbio por nocaute no terceiro round
Christian Rodriguez venceu Raul Rosas Jr. por decisão unânime
Kelvin Gastelum venceu Chris Curtis por decisão unânime
Luana Pinheiro venceu Michelle Waterson-Gomez por decisão dividida
Joe Pyfer venceu Gerald Meerschaert por nocaute técnico no segundo round
Lupita Godinez venceu Cynthia Calvillo por decisão dividida
Ignacio Bahamondes venceu Trey Ogden por decisão unânime

Steve Garcia venceu Shayilan Nuerdanbieke por nocaute técnico no segundo round

Sam Hughes venceu Jaqueline Amorim por decisão unânime

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC