Siga-nos

Entrevistas

De volta após três anos, Kron Gracie nega que tenha pensado em abandonar o MMA

Após mais de três anos longe da ação, Kron Gracie retorna ao octógono do UFC neste sábado (6), pelo card principal da edição de número 288, em Newark, Nova Jersey (EUA), onde vai medir forças com Charles Jourdain, em disputa válida pelo peso-pena (66 kg). A volta às competições do membro do tradicional clã responsável pela difusão do jiu-jitsu pelo mundo coloca – ao menos momentaneamente – um ponto final nas especulações sobre o possível fim de sua carreira.

Durante o período em que o faixa-preta ficou sem competir no Ultimate, o próprio pai do lutador – o lendário Rickson Gracie – chegou a colocar em xeque o futuro do filho no MMA. Porém, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Kron explicou o motivo de sua ausência no octógono e negou que a possibilidade de pendurar as luvas definitivamente tenha passado por sua cabeça.

“Nunca passou pela minha cabeça. Eu só tinha que ajeitar a minha vida um pouquinho e foram uns dois anos até eles começarem a liberar as paradas (após a pandemia), então demorou um tempo (para voltar a lutar). Mas eu sempre tive na minha cabeça para voltar”, afirmou Gracie.

Mudança de vida durante hiato na carreira

Enquanto não voltava a subir no octógono mais famoso do mundo, Kron aproveitou o tempo para fazer algumas mudanças significativas no âmbito pessoal. A maior delas, sem dúvida, a troca de seu endereço. Nascido no Rio de Janeiro, o filho de Rickson Gracie se mudou da ensolarada Califórnia (EUA), onde passou grande parte de sua vida, para a fria e montanhosa Montana, estado localizado no Oeste dos Estados Unidos.

Lá, o faixa-preta abriu uma nova academia e se conectou com a natureza de uma forma diferente do que estava acostumado, tendo que se habituar ao frio e a neve constantes. Apesar de parecer uma troca duvidosa para boa parte dos brasileiros, acostumados com o clima mais quente, Kron parece satisfeito com a escolha feita por ele.

“Tinham vários motivos (para a mudança) e na hora foi, para mim, a melhor decisão que eu podia fazer, e eu estou muito feliz com a minha decisão. (…) Em LA (Los Angeles) se tem uma montanha, eu sempre tinha que ir para a montanha para andar de bicicleta ou para correr, e agora eu abro minha porta e estou na montanha”, contou.

Currículo de Kron Gracie no MMA

Depois de uma carreira de sucesso no jiu-jitsu, carro-chefe de sua família, Kron Gracie migrou para o MMA profissional em 2014 e, desde então, soma um cartel de cinco vitórias – todas por finalização – e apenas uma derrota, exatamente em sua última apresentação pelo UFC, em outubro de 2019, para o americano Cub Swanson, na decisão dos juízes. Neste sábado, o faixa-preta retorna ao octógono do Ultimate diante de Charles Jourdain após três anos e sete meses de hiato na carreira.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas