Siga-nos
Khabib Nurmagomedov é homenageado pelo UFC com entrada no Hall da Fama.
Khabib em cerimônia de entrada no Hall da Fama do UFC - Matt Davies/PxImages

UFC

Treinador revela que UFC manteve Khabib no programa antidoping após aposentadoria

Khabib Nurmagomedov encerrou sua carreira como lutador de MMA em outubro de 2020, citando uma promessa feita à mãe após a morte de seu pai, Abdulmanap, que também era seu treinador. Apesar da insistência de Dana White para que o russo reconsiderasse a aposentadoria, o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC manteve sua palavra e nunca mais subiu no octógono como atleta. Agora, quase três anos depois, um curioso detalhe sobre o caso veio à tona.

Em meio às tentativas de demovê-lo da ideia de pendurar as luvas, Dana White manteve Khabib Nurmagomedov no programa antidoping do UFC – comandado pela USADA (agência americana antidoping) – por alguns meses após a aposentadoria do lutador russo. O ocorrido foi revelado por Javier Mendez, treinador do ex-campeão e líder da equipe AKA (American Kickboxing Academy), em recente entrevista ao site ‘talkSPORT’.

Ainda de acordo com o respeitado treinador, a situação se estendeu por alguns meses, antes que o ex-campeão se irritasse e colocasse um ponto final em tudo. Ao que parece, a postura irredutível de Khabib e a sua saída do programa antidoping, fizeram com que Dana White, presidente do UFC, finalmente admitisse a ‘derrota’.

“Depois que Khabib se aposentou, eles ainda estavam testando ele. Dana White não removeu Khabib do programa de testes (antidoping) depois que ele se aposentou porque ele esperava que Khabib iria lutar de novo. Aí Khabib se cansou de ser testado. Então, ele disse a Dana que não queria mais ser testado e que ele não voltaria. Ele foi testado por aproximadamente oito meses (após a aposentadoria) antes de ficar farto“, contou Javier Mendez.

Vida que segue

Depois de dar adeus ao esporte com um cartel irretocável de 29 vitórias e nenhuma derrota, Khabib Nurmagomedov seguiu sua vida, ainda ligado ao MMA. Entre outras atividades, o russo passou a se dedicar ao trabalho de treinador, do qual se encontra afastado no momento, e também à promoção de eventos, sendo o líder da organização ‘Eagle FC’.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC