Siga-nos
Divulgação/UFC

UFC

Khabib Nurmagomedov finaliza Justin Gaethje e anuncia aposentadoria do MMA

No primeiro combate após o falecimento de seu pai – morto em razão de complicações provocadas pela COVID-19 -, que também servia como seu principal treinador, Khabib Nurmagomedov mostrou toda a sua força mental e não deixou o drama família interferir na sua performance diante de Justin Gaethje, no main event do UFC 254. Fiel à estratégia que o ajudou a chegar na disputa deste sábado (24) invicto na carreira, o campeão conseguiu segurar o poder de nocaute do adversário e finalizar o americano no segundo round, além de, obviamente, manter a invencibilidade e o cinturão peso-leve (70 kg) do Ultimate.

Bastante emocionado após a disputa, Khabib fez questão de retirar as luvas, deixá-las no octógono e anunciar sua aposentadoria. Abalado pela morte do pai, o russo revelou, durante a entrevista pós-luta, que prometeu à mãe que esta seria sua última luta.

O campeão ainda ressaltou que não pode mais retornar ao octógono sem a presença do pai, a quem atribui o sonho de ser campeão do UFC. Sendo assim, Khabib deixa o esporte invicto, com 29 vitórias e nenhuma derrota.

“Hoje eu quero dizer que essa foi a minha última luta. De jeito nenhum eu vou voltar aqui sem o meu pai. Depois do que aconteceu com o meu pai, o UFC me ofereceu o Justin (Gaethje). Eu falei com a minha mãe por três dias, perguntando se eu deveria fazer isso sem meu pai. E eu prometi a minha mãe que essa seria minha última luta. E se eu dei minha palavra, eu tenho que cumpri-la”, declarou Khabib.

A luta

O primeiro assalto da luta transcorreu justamente como prometido por ambos na coletiva de imprensa do evento. Com muita movimentação, evitando ficar com as costas na grade, Gaethje apostou nos chutes baixos para tentar atrapalhar a estratégia do campeão. Por sua vez, Khabib aplicou pressão durante todos os cinco minutos iniciais, conseguindo uma queda ao final do período e cansando o rival.

Visivelmente cansado, o americano buscava manter a estratégia, mas já não conseguia fugir do russo. Após um chute baixo de Gaethje, Khabib levou a luta para o solo e, com muita técnica, aplicou um triângulo, finalizando a disputa.

Confira os resultados do UFC 254:

Khabib Nurmagomedov venceu Justin Gaethje por finalização;
Robert Whittaker venceu Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes;
Alexander Volkov venceu Walt Harris por nocaute técnico;
Phil Hawes venceu Jacob Malkoun por nocaute;
Lauren Murphy venceu Liliya Shakirova por finalização;
Magomed Ankalaev venceu Ion Cutelaba por nocaute;
Tai Tuivasa venceu Stefan Struve por nocaute;
Casey Kenney venceu Nathaniel Wood por decisão unânime dos juízes;
Shavkat Rakhmonov venceu Alex ‘Cowboy’ por finalização;
Da Un Jung e Sam Alvey empataram;
Miranda Maverick venceu Liana Jojua por nocaute técnico (interrupção médica);
Joel Alvarez venceu Alexander Yakovlev por finalização.

Mais em UFC