Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Ex-esposa afirma que Chuck Liddell sofre de ‘demência pugilística’

Como lutador, Chuck Liddell marcou época, principalmente no UFC, ao protagonizar diversos combates que ficaram marcados na história do esporte e na memória dos fãs. Mas agora, aos 52 anos de idade e aposentado, ‘The Iceman’, ao que tudo indica, trava outra batalha, desta vez fora do octógono e muito mais séria. De acordo com a ex-esposa do americano, Heidi Northcott, o membro do Hall da Fama do Ultimate sofre de CTE (Encefalopatia Traumática Crônica), também conhecida como ‘demência pugilística’.

A alegação foi feita pela ex-esposa do veterano durante o processo de divórcio do casal, que também briga na justiça pela guarda de seus dois filhos. De acordo com o site ‘The Blast’, que obteve documentos legais da ação, Heidi Northcott afirma que Liddell sofre de Encefalopatia Traumática Crônica e que, inclusive, já convive com alguns sintomas da doença.

Vale lembrar que antes do anúncio da separação, o ex-lutador chegou a ser preso, acusado de violência doméstica contra sua então esposa, mas o caso foi encerrado por “falta de evidências”. A ‘demência pugilística’ é uma doença neurodegenerativa progressiva, que acredita-se pode ser causada por repetidas pancadas na cabeça e pelo acúmulo de concussões cerebrais, como as causadas quando um atleta é nocauteado. Ela pode causar surtos de violência, paranoia e abuso de substâncias.

“Ele foi nocauteado várias vezes e tem CTE. Ele não consegue lembrar das coisas e fica preso na fala. Ele vai ter demência ou Alzheimer. Ele tem uma apneia do sono terrível”, comentou a ex-esposa de Liddell.

Chuck Liddell foi uma das maiores estrelas do MMA entre o fim dos anos 90 e a primeira década dos anos 2000. Pelo UFC, onde construiu boa parte de sua carreira, o americano foi campeão dos meio-pesados (93 kg) e defendeu seu título em quatro oportunidades. ‘The Iceman’ – que fez sua última luta em 2018, após ficar oito anos afastado do esporte – é integrante do Hall da Fama do UFC.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias