Entrevistas

Amanda Lemos recorda ameaça de ‘furada de fila’ antes de garantir title shot no UFC

Embalada por duas vitórias pela via rápida consecutivas – a última delas sobre Marina Rodriguez, em novembro -, Amanda Lemos aproveitou o bom momento e a chegada no top 3 do ranking peso-palha (52 kg) do UFC para pedir a oportunidade de lutar pelo cinturão da categoria. Seis meses depois, a confirmação do seu ‘title shot’ veio, mas não sem um certo drama – ainda que a paraense minimize a influência dos momentos de incerteza.

Depois de sua vitória por nocaute técnico sobre Marina Rodriguez, Amanda viu Zhang Weili recuperar o título peso-palha do UFC ao finalizar a então campeã Carla Esparza. A partir deste momento, tudo levava a crer que, até mesmo por terem atuado com a diferença de apenas uma semana, a brasileira e a chinesa mediriam forças na próxima disputa de cinturão da categoria. Com isso em mente, a paraense e sua equipe optaram por esperar e confiar na chegada do ‘title shot’, ao invés de buscar um novo compromisso que pudesse colocar em risco sua posição.

No entanto, um nocaute aplicado por Yan Xiaonan sobre a ex-campeã Jéssica ‘Bate-Estaca’, em maio deste ano, no UFC 288, deu início às especulações sobre um possível confronto entre a chinesa e sua compatriota Zhang Weili na próxima disputa de título da divisão até 52 kg da liga, principalmente pela importância comercial da China para o Ultimate. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Amanda Lemos comentou sobre os momentos de incerteza e contou sobre os bastidores da conquista do ‘title shot’.

“Tinha uma dúvida. Eu não tinha certeza, mas eu pedi. Inclusive, teve a luta da Yan (Xiaonan) e começou o burburinho de ser chinesa contra chinesa na China. Mas o Wallid (Ismail – empresário) falou para mim: ‘Confia! Confia que a gente vai conseguir. Continua treinando’. E quando ele ligou me informando, eu nem acreditei”, recordou a próxima desafiante ao cinturão peso-palha do Ultimate.

Fé e tranquilidade

Apesar da demora na confirmação e o perigo de ver Xiaonan – que inclusive ‘roubou’ sua vaga no top 3 do ranking após a vitória sobre ‘Bate-Estaca’ – ‘furar a fila’ pelo posto de próxima atleta a desafiar a campeã, Amanda ressaltou que manteve a tranquilidade e a fé durante todo o processo. E agora que a oportunidade finalmente foi dada a ela, a brasileira promete fazer tudo para não desperdiçá-la.

“Tudo que eu faço, eu entrego a Deus. Então, quando começou esse burburinho, a gente estava muito confiante de que eu ia ser a próxima. Eu não fico desesperada, fico super tranquila, porque eu falo: ‘Se não for eu é porque não é a minha hora, porque quando for a minha hora vai ser tudo perfeito’. Eu penso assim, dessa maneira. E foi o que aconteceu. A gente estava na expectativa, quando saiu o burburinho da Yan eu continuei tranquila, treinando, e veio. A minha hora chegou. Eu estou dando tudo de mim nos treinos para trazer o cinturão para Belém”, finalizou.

Amanda vs Zhang no UFC 292

No último dia 17 de maio, Dana White – presidente do Ultimate – anunciou a disputa de título entre Amanda Lemos e a atual campeã até 52 kg da organização, a chinesa Zhang Weili, para o co-main event do UFC 292, marcado para 19 de agosto, em Boston (EUA). A brasileira chega credenciada por sete vitórias em oito lutas desde que migrou para o peso-palha, em 2019. Por sua vez, a lutadora asiática soma três triunfos e duas derrotas em cinco lutas pelo cinturão.

Matérias Recentes

Jan Blachowicz confia no poder de nocaute de Alex Poatan contra Jon Jones

Ao que parece, até mesmo os rivais de Alex Pereira estão interessados em uma futura…

11/01/2026

Após vitória na Justiça, Ilia Topuria projeta data para retorno ao UFC

Aparentemente, o afastamento de Ilia Topuria dos octógonos não deve durar muito mais tempo. Depois…

11/01/2026

Jiri Prochazka insinua camp para luta de título e aquece rumores sobre futuro de Alex Poatan

O futuro do campeão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira, se tornou…

10/01/2026

UFC 325: Maurício Ruffy aparece como zebra nas apostas contra Rafael Fiziev

Depois de um começo avassalador no maior evento de MMA do mundo, com direito a…

10/01/2026

Duelo brasileiro! Virna Jandiroba e Tabatha Ricci se enfrentam no UFC Vegas 115

Um duelo 100% verde-amarelo promete estremecer o octógono do UFC Vegas 115, no próximo dia…

10/01/2026

Sem luta marcada, Alex Poatan mostra rotina intensa de treinos; veja

Alex Pereira voltou a movimentar as redes sociais nesta sexta-feira (9). Por meio da ferramenta…

10/01/2026