Siga-nos

Entrevistas

Amanda Lemos recorda ameaça de ‘furada de fila’ antes de garantir title shot no UFC

Embalada por duas vitórias pela via rápida consecutivas – a última delas sobre Marina Rodriguez, em novembro -, Amanda Lemos aproveitou o bom momento e a chegada no top 3 do ranking peso-palha (52 kg) do UFC para pedir a oportunidade de lutar pelo cinturão da categoria. Seis meses depois, a confirmação do seu ‘title shot’ veio, mas não sem um certo drama – ainda que a paraense minimize a influência dos momentos de incerteza.

Depois de sua vitória por nocaute técnico sobre Marina Rodriguez, Amanda viu Zhang Weili recuperar o título peso-palha do UFC ao finalizar a então campeã Carla Esparza. A partir deste momento, tudo levava a crer que, até mesmo por terem atuado com a diferença de apenas uma semana, a brasileira e a chinesa mediriam forças na próxima disputa de cinturão da categoria. Com isso em mente, a paraense e sua equipe optaram por esperar e confiar na chegada do ‘title shot’, ao invés de buscar um novo compromisso que pudesse colocar em risco sua posição.

No entanto, um nocaute aplicado por Yan Xiaonan sobre a ex-campeã Jéssica ‘Bate-Estaca’, em maio deste ano, no UFC 288, deu início às especulações sobre um possível confronto entre a chinesa e sua compatriota Zhang Weili na próxima disputa de título da divisão até 52 kg da liga, principalmente pela importância comercial da China para o Ultimate. Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight (clique aqui), Amanda Lemos comentou sobre os momentos de incerteza e contou sobre os bastidores da conquista do ‘title shot’.

“Tinha uma dúvida. Eu não tinha certeza, mas eu pedi. Inclusive, teve a luta da Yan (Xiaonan) e começou o burburinho de ser chinesa contra chinesa na China. Mas o Wallid (Ismail – empresário) falou para mim: ‘Confia! Confia que a gente vai conseguir. Continua treinando’. E quando ele ligou me informando, eu nem acreditei”, recordou a próxima desafiante ao cinturão peso-palha do Ultimate.

Fé e tranquilidade

Apesar da demora na confirmação e o perigo de ver Xiaonan – que inclusive ‘roubou’ sua vaga no top 3 do ranking após a vitória sobre ‘Bate-Estaca’ – ‘furar a fila’ pelo posto de próxima atleta a desafiar a campeã, Amanda ressaltou que manteve a tranquilidade e a fé durante todo o processo. E agora que a oportunidade finalmente foi dada a ela, a brasileira promete fazer tudo para não desperdiçá-la.

“Tudo que eu faço, eu entrego a Deus. Então, quando começou esse burburinho, a gente estava muito confiante de que eu ia ser a próxima. Eu não fico desesperada, fico super tranquila, porque eu falo: ‘Se não for eu é porque não é a minha hora, porque quando for a minha hora vai ser tudo perfeito’. Eu penso assim, dessa maneira. E foi o que aconteceu. A gente estava na expectativa, quando saiu o burburinho da Yan eu continuei tranquila, treinando, e veio. A minha hora chegou. Eu estou dando tudo de mim nos treinos para trazer o cinturão para Belém”, finalizou.

Amanda vs Zhang no UFC 292

No último dia 17 de maio, Dana White – presidente do Ultimate – anunciou a disputa de título entre Amanda Lemos e a atual campeã até 52 kg da organização, a chinesa Zhang Weili, para o co-main event do UFC 292, marcado para 19 de agosto, em Boston (EUA). A brasileira chega credenciada por sete vitórias em oito lutas desde que migrou para o peso-palha, em 2019. Por sua vez, a lutadora asiática soma três triunfos e duas derrotas em cinco lutas pelo cinturão.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas