Siga-nos

Notícias

Esquiva Falcão coloca medalha olímpica à venda: “Brasil não valoriza a conquista”

Esquiva Falcão colocou sua medalha de prata à venda pela internet – Diego Ribas

Vice-campeão nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, Esquiva Falcão, hoje um boxeador profissional invicto próximo de disputar um cinturão mundial, causou polêmica nesta quarta-feira (11). Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui) , o atleta colocou sua medalha de prata à venda.

Na mensagem, Esquiva não se aprofunda no caso e pede o valor de 50 mil dólares (cerca de R$ 220 mil) pela medalha, além de prometer que doará 10% do valor arrecadado para uma instituição a ser definida. Através de áudios repassados por sua assessoria de imprensa, Esquiva explicou sua decisão.

“O Brasil não dá muita oportunidade para um atleta olímpico. Não dá muito valor. Depois que jogos acabam, acaba tudo. Tenho essa medalha guardada com muito carinho e hoje decidi vender ela. Minha esposa até brigou comigo. Foi uma decisão minha. Sei que nunca vou perder meu mérito de medalhista. (…) Tenho minha casa, estou ganhando dinheiro, não estou passando fome. Não preciso vender ela, mas eu quero”, narrou, com voz triste e em baixo tom.

Durante sua linha de raciocínio, o brasileiro voltou a lamentar a falta de apoio aos atletas amadores no Brasil, e utilizou o caso de um atleta de outra nacionalidade para exemplificar como atletas deveriam ser tratados em todos os lugares, independentemente do peso de suas conquistas.

“Conheço um atleta que ganhou medalha, virou profissional e o país dele ainda paga ele porque ele conquistou algo que ninguém vai esquecer. Ele nunca vai deixar de ser medalhista olímpico. Queria que o Brasil desse mais valor. Não para mim, mas para todos que tem o sonho de conquistar medalha”, narrou, antes de declarar como gostaria que o novo dono da medalha cuidasse dela.

“Estou pedindo 50 mil dólares e 10% vai ser doado. Porque estou fazendo isso? Porque sei que quem comprar vai colocar ela na sala de estar, e que sonhou em ter uma medalha olímpica. Lembrando que ela é a primeira final de boxe olímpico do Brasil. Tem uma história por trás”, finalizou.

Aos 30 anos, Esquiva acumula 25 vitórias em seu cartel invicto como profissional, com um total de 17 nocautes. Medalha de prata nos Jogos de Londres-2012, o atleta foi superado  na final por Murata Ryota, atual campeão mundial da WBA (Associação Mundial de Boxe).

 

Editor da Ag Fight e colunista do UOL, Diego Ribas cobre MMA desde 2010 e atualmente mora em Las Vegas

Mais em Notícias