Siga-nos

Notícias

Chael Sonnen critica falta de ação dos lutadores peso-mosca para manter categoria relevante

Chael Sonnen está furioso com o plantel de atletas do peso-mosca (57 kg) do Ultimate. Em um vídeo publicado no seu canal do ‘Youtube’, Sonnen criticou duramente os lutadores da categoria, que recentemente esteve ameaçada de extinção. De acordo com ele, com exceção do campeão Henry Cejudo – que teria entendido a necessidade de atrair atenção à divisão -, os demais competidores continuam passivos na mesma estratégia que colocou em risco o futuro deles na entidade.

Há pouco tempo, rumores apontavam para um possível fim do peso-mosca no Ultimate. Demissões em massa aconteceram. O grupo de atletas ficou tão pequeno que por um período a organização não conseguia nem montar o ranking completo. No entanto, todas as dúvidas que pairavam sobre a divisão foram dissipadas após a ascensão de Henry Cejudo ao cinturão. Ao adotar um estilo falastrão e conquistar também o título do peso-galo (61 kg), o americano trouxe notoriedade aos moscas, mas, segundo Sonnen, o campeão precisa de ajuda por parte dos colegas para manter a categoria relevante.

“Surpreende-me, me desaponta e me irrita. A divisão foi quase extinta. Aquela divisão estava quase fora. Henry salvou a categoria. Cejudo trouxe algo novo que fez eles (dirigentes) dizerem: “Quer saber? Nós vamos manter essa categoria. Vamos manter esse cara e ver se ele pode nos levar ao futuro”. Os lutadores ficaram muito agradecidos. As carreiras deles estavam salvas. Mas eles não aprenderam nenhuma lição com isso ter quase sido tirado deles. À parte de Cejudo, nenhum dos caras, que pensaram que seus contratos iam ser rescindidos por falta de interesse na divisão, fez nada para ser interessante. Você pensaria que a situação serviria para acordá-los. Uma grande motivação para perceber que eles precisam fazer algo diferente”, esbravejou o ex-lutador em seu canal do ‘Youtube’.

Dana White, presidente do Ultimate, já deixou claro que Cejudo precisará defender em breve o cinturão peso-mosca caso queira mantê-lo. Com a possibilidade de o campeão focar apenas no título dos galos e abandonar a divisão abaixo, Chael Sonnen alerta para a necessidade de alguns atletas adotarem uma atitude mais parecida com os lutadores de pro-wrestling para manter a categoria em evidência.

“Você não precisa de muitos personagens na divisão, especialmente para os fãs fervorosos. Esses aficionados não precisam de oito ou nove personagens ao mesmo tempo. Mas os fãs casuais precisam disso. É uma surpresa para mim que ninguém tenha criado uma campanha de marketing para si próprio visando enfrentar o campeão, que salvou a divisão inteira. Eu achei que eles aprenderiam algo daquela situação”, concluiu Sonnen.

Vindo de vitória sobre o brasileiro Marlon Moraes em junho deste ano, quando conquistou o cinturão dos galos, Henry Cejudo está fora de combate até o ano que vem. O americano se recupera de uma cirurgia no ombro. Dana White já declarou que o campeão deve defender seu título do peso-mosca, provavelmente contra Joseph Benavidez, em sua próxima apresentação no octógono.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias