Siga-nos

Entrevistas

Sem lutar desde 2019, ‘Neto BJJ’ busca dar a volta por cima na carreira no UFC Vegas 29

O UFC Vegas 29 é uma espécie de recomeço para Joaquim Silva na maior organização de MMA do mundo. Sem lutar desde agosto de 2019, ‘Neto BJJ’ vai encarar Rick Glenn, neste sábado (19), em Las Vegas (EUA), e visa recuperar o tempo perdido no esporte. Revelado na edição brasileira de número quatro do reality show ‘The Ultimate Fighter’, o atleta está disposto a provar seu valor na principal companhia da modalidade.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight (veja acima ou clique aqui), ‘Neto BJJ’ revelou que o tempo de afastamento do octógono se deu por complicações de âmbito pessoal. Assim como parte dos lutadores, o brasileiro sofreu com a pandemia de COVID-19 e, além disso, conviveu com problemas familiares. Contudo, foram esses momentos delicados que deram motivação extra para o goiano seguir empenhado. Inclusive, Joaquim ignorou a falta de ritmo de luta e prometeu apresentar uma boa atuação em seu retorno ao UFC.

“2020 foi um ano bastante complicado. Tive perdas na família pela COVID-19 e outras adversidades para estar treinando. Vim para os Estados Unidos quando teve a pandemia, voltei para o Brasil para poder treinar, aí estourou a pandemia, voltei para cá, meu pai teve câncer e isso mexeu muito comigo. Foi complicado, mas estou muito feliz por estar voltando. Não vou começar com o pé direito ou o pé esquerdo. Vou começar com os dois, para arrombar a porta. Eu estava precisando voltar a ter um compromisso. É diferente”, declarou o atleta.

Em sua volta ao UFC, Joaquim terá pela frente Glenn, um veterano da organização. O duelo é um confronto de estilos, já que o brasileiro é conhecido no MMA por sua agressividade e explosão no octógono, enquanto o americano aposta na cautela e no volume de golpes. Animado com o embate, ‘Neto BJJ’ revelou que, para se reencontrar com as vitórias, vai tentar emular o jogo de pressão imposto por Rafael dos Anjos contra seus adversários. Caso vença, o goiano já se colocou à disposição para voltar a atuar o quanto antes pela companhia.

“Estou voltando contra o Glenn, um canhoto e isso é sempre chato de lutar, mas estou feliz e motivado. Dentro do que treinei, vou buscar a trocação, mas farei tipo o Rafael dos Anjos, uma luta em todas as áreas. Sou um grande fã do Rafael. Vou buscar a trocação, o chão, wrestling, tudo. Ele não tem muito punch, nem é explosivo. Ele cadencia a luta e vai levando. Serei explosivo, vou fazer com que ele fique incomodado. Quero ganhar essa luta, a próxima e ir para o top-15 logo. Estou bem focado, quero fazer outras duas lutas este ano”, concluiu.

Joaquim Silva, de 32 anos, é membro do peso-leve (70 kg) e integra o UFC desde 2015. Pela maior organização de MMA do mundo, ‘Neto BJJ’ disputou seis lutas, venceu quatro e perdeu duas vezes. A última aparição do brasileiro no octógono aconteceu em 2019, quando foi derrotado por Nasrat Haqparast.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Entrevistas