Siga-nos
exclusivo!
Diego Ribas/PxImages

Entrevistas

Rockhold admite preocupação com peso de Borrachinha e define limite de tolerância

Apesar de nunca ter, efetivamente, falhado na balança, Paulo ‘Borrachinha’ passou a sofrer com a descrença de boa parte da comunidade das lutas, em relação a sua capacidade de continuar passando pelo corte de peso para atuar na divisão dos médios (84 kg) de forma eficaz. E para seu próximo compromisso, neste sábado (20), pelo UFC 278, quem não esconde a preocupação com esse assunto é seu próprio adversário, o ex-campeão da categoria Luke Rockhold.

Ciente da confusão causada pelo brasileiro em sua última luta, na qual estava muito acima do peso e obrigou o UFC a convencer seu então oponente, o italiano Marvin Vettori, a aceitar a mudança do duelo para a divisão dos meio-pesados (93 kg) de última hora, Rockhold – em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight – admitiu que temia que o cenário se repetisse com ele e, por isso, exigiu algumas garantias por parte da organização, como o monitoramento do peso do lutador mineiro durante sua preparação.

Além disso, o ex-campeão deixou claro que traçou um limite, caso Borrachinha volte a ter problemas para bater os 84 kg exigidos pela categoria, e afirmou que não pretende ampliá-lo. No caso, Luke estaria disposto a prosseguir com a realização do combate se o brasileiro precisar de até cerca de 2 kg de tolerância. Qualquer número acima disso, de acordo com o veterano, já o faria cancelar o compromisso.

“Sim, claro (que o peso do Borrachinha me preocupa). Mas o UFC me garantiu que ele queria essa luta no 84 (kg) também e que eles iriam monitorar o peso dele durante o processo. Os caras que não batem o peso mostram fraqueza. E eles estão fazendo isso para ganhar uma vantagem. Eles são fracos ou estão tentando ganhar vantagem, porque eles estão com medo. A mesma coisa (aconteceu) com Yoel Romero. Yoel não bateu o peso tentando ganhar uma vantagem sobre mim. E eu não estou aqui para esse tipo de luta mais. Eu estou aqui para lutar em um campo de batalha justo, o mais justo possível”, comentou Rockhold, antes de completar.

“Então, eu espero que Paulo bata o peso. Se tiver um problema nessa semana da luta, eu devo ser informado. Eu sempre disse durante o camp que o mais alto que eu vou (aceitar) é 190 (libras/86,1 kg). Porque eu estou tentando mostrar que estou aqui para lutar pela coroa no 84 (kg), não no 93 (kg). Sem conversa fiada, mas eu quero saber que nós dois vamos bater o peso. Eu espero que a gente bata o peso, eu estou aqui para bater o peso, eu estou aqui para lutar, estou aqui para conquistar”, finalizou o americano.

O duelo entre Luke Rockhold e Paulo ‘Borrachinha’ está marcado para acontecer no co-main event do UFC 278, neste sábado, em Utah (EUA). O ex-campeão vem de um hiato de três anos e volta com a missão de buscar uma nova disputa pelo título que já foi seu no passado e atualmente pertence ao nigeriano Israel Adesanya. Por sua vez, o brasileiro chega para o combate, o último previsto em seu contrato atual com o UFC, de olho em uma boa apresentação que possa lhe dar alguma vantagem nas negociações de uma possível renovação contratual e para deixar para trás as derrotas sofridas em sequência, as duas primeiras da carreira.

Mais em Entrevistas