Para derrotar Alex Poatan na luta principal do UFC 300, neste sábado (13), Jamahal Hill foi atrás de um reforço especial para o seu camp de preparação: o ex-campeão peso-médio (84 kg) Israel Adesanya. E mesmo que a ajuda do nigeriano tenha se limitado a uma conversa durante chamada de vídeo, o americano exaltou a oportunidade de pegar algumas dicas com o maior rival do lutador brasileiro em sua carreira.
Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, Hill explicou como ocorreu o contato com Adesanya e destacou a inteligência do nigeriano, conhecido por seu alto ‘QI de luta’. ‘Sweet Dreams’, como o americano é apelidado, ainda ressaltou que essa não foi a primeira vez que colocou em prática tal estratégia, já que antes de duelar contra Glover Teixeira – mentor de Poatan -, em janeiro do ano passado, contou com o auxílio de um antigo oponente do mineiro.
“Nós tivemos uma conversa. Eu aproveitei sua inteligência perguntando sobre sua percepção e algumas coisas que ele sabe sobre enfrentar Alex – ele passou muito tempo lá dentro enfrentando Alex… (Peguei) Seus conselhos e também sua mente para o jogo. Ele é um dos lutadores mais inteligentes que já lutaram nesse esporte. Foi importante. Teve muito valor nisso. O mesmo que eu fiz no último camp, quando eu ia enfrentar Glover, e eu trouxe Anthony Smith (para o camp)”, contou Hill.
O teor da conversa com Adesanya
Apesar de não entrar em detalhes sobre o teor da conversa com o nigeriano, Jamahal fez questão de exaltar a importância da mesma para sua preparação para o UFC 300. De acordo com Hill, no entanto, seu estilo de luta não deve apresentar grandes mudanças diante de Poatan no sábado.
“Apenas ser eu mesmo (foi a dica de Adesanya). Nada muito louco. Não foi nada como: ‘Você tem que fazer isso! Você tem que derrubá-lo’. Nada disso. Foi mais uma conversa de diálogo intelectual entre dois lutadores, dois caras que têm um alto senso de conhecimento sobre o jogo”, concluiu.
Rivais de longa data
A ajuda de Israel Adesanya a Jamahal Hill não surpreende, uma vez que o nigeriano possui uma rivalidade de longa data com Alex Poatan. Os dois inclusive já se enfrentaram em quatro oportunidades, duas no kickboxing e duas no MMA, com três vitórias do paulista e apenas uma de ‘Izzy’ no placar geral dos confrontos entre eles.