Siga-nos
exclusivo!
Divulgação

Entrevistas

Após receio por corte de peso, ‘Puro Osso’ mostra otimismo para pesagem do UFC 267

Depois de anos frequentando os eventos do UFC apenas como corner de seus companheiros de equipe na ‘Chute Boxe Diego Lima’ – como Charles ‘Do Bronx’, Felipe ‘Sertanejo’ e Thomas Almeida -, Allan ‘Puro Osso’ vive pela primeira vez a experiência de ser um dos atletas escalados para um show da entidade. O peso-mosca (57 kg) já nota as principais diferenças entre os dois papéis, especialmente sendo ele, agora, o responsável por fazer o corte de peso, uma questão que o próprio admite que chegou a causar preocupação durante seu camp de preparação.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag Fight, ‘Puro Osso’ – que encara o russo Tagir Ulanbekov no card preliminar do UFC 267, neste sábado (30), em Abu Dhabi (EAU) – comemorou a oportunidade de estar vivenciando, desta vez como lutador, toda a rotina pré-show de um evento do UFC e brincou sobre a parte mais complicada de todo o processo: acompanhar sua equipe nas refeições e vê-los se alimentando sem restrições, enquanto ele precisa limitar as calorias ingeridas para se enquadrar no limite de peso da divisão dos moscas até a pesagem oficial, que acontece na madrugada desta sexta-feira (29).

“É tudo muito louco, muito legal viver isso. Já vivi muito fazendo parte dos corners meus companheiros de equipe Charles ‘Do Bronx’, Felipe ‘Sertanejo’, Thomas Almeida. Mas viver isso como lutador, como atleta do UFC, é muito diferente. A relação, o tratamento do pessoal do UFC. Estou muito feliz de fazer parte disso. Eu cheguei aqui (em Abu Dhabi) e o UFC já deixou toda a minha comida e toda a minha dieta preparada. Então, eu não precisei me preocupar com essas coisas”, destacou Allan, antes de completar.

“A questão de corte de peso. Eles têm tudo pronto para o atleta. É uma empresa que quer o melhor para o atleta, para que o atleta possa estar bem para lutar. Dessa vez sou eu quem estou passando um pouco de perrengue, cortando o peso, uma dietinha mais chata. Esses dias acompanhando o café da manhã com a minha equipe, vejo os caras destruindo no café da manhã e eu só passando vontade (risos). Mas fico muito feliz de estar dessa parte agora, desse lado do muro, como contratado da empresa”, celebrou o estreante.

Se o otimismo quanto ao corte de peso prevalece às vésperas da pesagem oficial do UFC 267, o mesmo não poderia ser dito há alguns meses, quando foi confirmada sua estreia no Ultimate. Com baixa frequência de lutas nos últimos anos, em virtude de lesões e cancelamentos, e sem atuar na divisão dos moscas desde agosto de 2018, quando foi derrotado na decisão dividida dos juízes por Raulian Paiva, na versão brasileira do programa ‘Contender Series’, ‘Puro Osso’ admite que chegou a temer pelo processo de corte de peso para o confronto contra Tagir Ulanbekov, marcado para este sábado.

A preocupação se justificava pelo longo período sem se submeter ao desgastante corte de peso para a divisão até 57 kg, assim como, pela incerteza sobre como seu corpo reagiria diante desta situação. Apesar disso, o trabalho feito em conjunto entre sua equipe e seu nutricionista parece ter gerado o resultado esperado por todos e, consequentemente, tranquilizado o lutador paulista às vésperas de seu compromisso.

“Tem três anos que eu não luto até 57 kg, desde o Contender (Series). E eu, sinceramente, fiquei com um pouco de receio. A gente não sabe como o corpo vai responder. Independentemente de você ser da categoria, toda vez que você vai bater o peso, o corpo reage diferente. Só que eu estou em um protocolo muito bom com o meu nutricionista, Gustavo Pasqualotto, e a gente está com uma excelência no corte de peso. Então, estamos chegando muito tranquilos no peso, estou bem. Faltam mínimos detalhes para finalizar. Não vou ter problemas para bater o peso. Fico muito feliz por estar dando certo”, finalizou.

Aos 30 anos de idade, Allan ‘Puro Osso’ chega ao UFC com um cartel profissional de 18 vitórias, sendo 13 por finalização, e cinco derrotas. Em 2018, o brasileiro ficou perto de acertar sua ida para a franquia, quando participou do ‘Contender Series Brasil’, programa que escolhe novos talentos para a liga. No entanto, o lutador foi derrotado por Raulian Paiva, na decisão dividida dos juízes, e ficou sem o contrato.

Após participar do ‘Contender Series’, o atleta da equipe ‘Chute Boxe Diego Lima’ passou por problemas de lesões e colecionou lutas canceladas, o que o fez pensar em abandonar a carreira. Porém, depois de ficar quase três anos sem lutar, ‘Puro Osso’ retornou à ação com uma vitória sobre Elivaldo Lima Martins, no evento ‘Punho de Aço’, e poucos dias depois realizou o sonho de assinar contrato com o UFC.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Entrevistas