Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Zhang admite ter se desestabilizado após comentários anticomunistas de Namajunas

Depois de fazer história e se tornar a primeira atleta nascida na China a conquistar um cinturão do UFC, Zhang Weili viu sua adversária na segunda defesa de título, Rose Namajunas, utilizar seu país de origem para atacá-la através do ‘trash talk’. Derrotada em abril deste ano, sob intensas vaias da torcida norte-americana, a agora ex-campeã peso-palha (52 kg) admite que as declarações da rival e a recepção nada amistosa do público na edição 261 do Ultimate ajudaram a desestabilizá-la durante a disputa.

Às vésperas da disputa, que teve como sede a cidade de Jacksonville, na Flórida (EUA), Rose Namajunas associou Zhang ao comunismo – sistema político, social e econômico vigente na China, e que é visto com certa resistência nos Estados Unidos, muito em função do histórico de atritos entre o país norte-americano e a antiga União Soviética, berço do comunismo.

Apesar de evitar atribuir o fato como uma espécie de desculpa pela sua derrota, a chinesa entende que os comentários da adversária cruzaram a linha do aceitável, tendo em vista que, em sua visão, não se deve misturar política e esporte.

“Eu acho que isso definitivamente me afetou um pouco. Os comentários que Rose fez, eu acho que ela teve sucesso em fazer o público me vaiar. Mas eu acho que isso é um problema meu, porque eu deveria estar concentrada na luta e não na torcida. Eu não posso controlar quem o público gosta. Então, eu estou me tornando mais focada na minha própria luta”, declarou Zhang, ao programa ‘MMA Hour’, antes de completar.

“Na minha mente, eu acho que sim, aqueles comentários passaram do ponto, porque eu acho que toda o público, todos os lutadores, todos nós nos unimos no UFC porque compartilhamos a paixão pelo esporte de MMA. Na minha mente, eu venho aqui porque quero fazer amigos, pois todos temos em comum o amor pelas artes marciais. Não acho uma boa misturar esporte e política, mas talvez esse é o plano dela. No começo, eu achava que era apenas trash talk. Não me afetou. Mas quando eu entrei no estádio e fui vaiada, eu acho que Rose queria usar aqueles comentários para fazer a plateia me vaiar”, concluiu.

Zhang Weili e Rose Namajunas se enfrentarão novamente no próximo dia 6 de novembro, mais uma vez com o cinturão peso-palha do Ultimate em jogo. A revanche entre as rivais está agendada para ser uma das atrações principais do card do UFC 268, que acontece em em Nova York (EUA).

Mais em Notícias