Desde que passou a cogitar competir exclusivamente nos pesos-médios (84 kg), Khamzat Chimaev ampliou o leque de alvos dentro do Ultimate. Dentre eles, o ex-campeão da categoria, Robert Whittaker, ao qual chegou a, inclusive, desafiar publicamente. No entanto, apesar da troca de interações entre os atletas, ‘The Reaper’ revelou que nunca recebeu uma proposta formal do UFC para medir forças contra o ‘Lobo’.
Em recente participação no podcast ‘MMArcade’, Whittaker negou que tenha tido qualquer tipo de oferta para encarar Chimaev apresentada de maneira oficial pelo Ultimate. O esclarecimento do ex-campeão até 84 kg vem após o wrestler russo ter revelado, no programa ‘The MMA Hour’, que a liga teria oferecido um duelo com Robert como o próximo passo de sua carreira.
“Alguém disse que o Chimaev falou que me ofereceram a luta e que eu recusei. Nunca me ofereceram uma luta com o Chimaev, é isso. Não me ofereceram luta alguma, tenho esperado. Tenho mantido contato com o UFC e o retorno tem sido: ‘Vamos esperar e ver o que acontece na luta pelo título’. Não recebi nenhum tipo de contrato escrito que diga: ‘Você quer lutar com o Chimaev (na data) X, Y ou Z? Não é algo que chegou até mim, apenas esclarecendo”, destacou o australiano.
Próximo da fila?
Vindo de vitória sobre Marvin Vettori em setembro de 2022, Whittaker desponta na segunda colocação do ranking dos médios – atrás somente de Adesanya e Poatan, que se enfrentam pelo título neste sábado (8). De olho no confronto, o lutador australiano, a depender do resultado, pode se credenciar novamente por um ‘title shot’. No entanto, também há a possibilidade de uma eventual trilogia seguida entre Israel e Alex em caso de vitória do nigeriano no UFC 287.