UFC

Usman repete vitória sobre Covington e mantém título dos meio-médios do UFC

Atração principal do UFC 268, realizado neste sábado (6), no ‘Madison Square Garden’, em Nova York (EUA), a aguardada revanche entre Kamaru Usman e Colby Covington, novamente pelo cinturão do peso-meio-médio (77 kg) da liga, terminou com o mesmo vencedor do primeiro combate entre eles. Com uma atuação convincente, o nigeriano levou a melhor nas papeletas dos juízes e manteve o título da divisão.

Apesar de toda a animosidade vista entre os desafetos na semana pré-luta, ao final do confronto, ambos conversaram civilizadamente e Covington admitiu que suas provocações ao campeão foram utilizadas apenas para gerar maior interesse no combate, pensando na questão da promoção do evento. A cena fez com que o árbitro central Dan Miragliota se aproximasse, provavelmente temendo uma briga após o soar do gongo, mas o profissional logo percebeu que se tratava de uma interação amistosa.

Com a vitória na revanche contra Covington, Usman soma agora cinco defesas de título bem-sucedidas e segue sua ascensão como um dos maiores meio-médios de todos os tempos, rivalizando com o canadense Georges St-Pierre, além de consolidar seu posto de número um no ranking peso-por-peso do Ultimate atualmente. Na entrevista pós-luta, ainda no octógono, o nigeriano cravou que se sente como o melhor lutador de MMA da atualidade, independentemente da divisão.

“Eu sou o melhor peso-por-peso do mundo vivo hoje”, afirmou Kamaru.

Já Covington, mesmo abatido pela derrota, também falou com Joe Rogan após o final do confronto e prometeu voltar aos treinos o mais rápido possível para evoluir. O americano prometeu voltar melhor no futuro e minimizou as vaias que recebeu da torcida.

“Me ame ou me odeie, eu estou apenas começando. Vocês ainda não viram o melhor de Colby ‘Chaos’ Covington. Eu vou estar de volta à academia na segunda-feira. Eu não estou morto, vocês ainda não viram o melhor de mim”, disparou Colby.

A luta

O primeiro round começou bastante estudado, mas logo o campeão tomou o centro do octógono e o controle das ações. Mostrando mais uma vez a nítida evolução na luta em pé, Usman acertou os melhores golpes da parcial e não foi ameaçado pelo rival.

O panorama seguiu o mesmo no início do segundo round, com o nigeriano levando a vantagem na técnica e na eficácia dos golpes em pé. O americano, por sua vez, encontrava seus melhores momentos quando o campeão aceitava o combate franco, se expondo um pouco para os ataques do desafiante. Porém, em um desses momentos, Covington foi atingido pela mão pesada do africano e sofreu dois knockdowns, sendo salvo pelo soar do gongo.

Superior tecnicamente, Usman manteve o controle do confronto no terceiro assalto. Apesar disso, ciente da desvantagem no placar, o desafiante passou a soltar mais o jogo, apostando nos golpes potentes, em busca de um nocaute.

O quarto round viu Covington manter a postura mais agressiva, que lhe rendeu alguns bons golpes conectados no rival. A melhora do americano no combate trouxe a torcida junto e provocou uma bronca do corner do campeão, que o mandou evitar a trocação franca com Colby.

Recomposto após a bronca de seus treinadores, Usman voltou a controlar o ritmo do combate, diminuindo o ímpeto do rival. Depois de mostrar sinais de recuperação, Covington pareceu ter sentido a intensidade do round anterior e não repetiu a mesma atuação.

Confira os resultados do UFC 268:

Kamaru Usman venceu Colby Covington por pontos;
Rose Namajunas venceu Zhang Weili por pontos;
Marlon Vera venceu Frankie Edgar por nocaute;
Shane Burgos venceu Billy Quarantillo por pontos;
Justin Gaethje venceu Michael Chandler por pontos;
Alex ‘Poatan’ venceu Andreas Michailidis por nocaute técnico;
Bobby Green venceu Al Iaquinta por nocaute técnico;
Chris Curtis venceu Phil Hawes por nocaute;
Nassourdine Imavov venceu Edmen Shahbazyan por nocaute técnico;
Ian Garry venceu Jordan Williams por nocaute;
Chris Barnett venceu Gian Villante por nocaute técnico;
Dustin Jacoby venceu John Allan por pontos;
Melsik Baghdasaryan venceu Bruno Souza por pontos;
Ode Osbourne venceu CJ Vergara por pontos.

Matérias Recentes

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024