Ranqueada no peso-palha (52 kg) e no peso-mosca (57 kg) do UFC, Amanda Ribas vai para sua terceira luta seguida na divisão até 57 kg da organização. A mineira foi escalada para medir forças com a americana Maycee Barber na edição do Ultimate prevista para acontecer no dia 24 de junho, ainda sem sede definida oficialmente pela entidade. A informação foi divulgada em primeira mão pelo ‘Combate’ e confirmada pela reportagem da Ag Fight com fontes próximas ao evento.
Amanda estreou no peso-mosca em julho de 2020, com uma vitória por finalização sobre Paige VanZant no UFC 251. Depois do triunfo, a mineira de Varginha voltou para sua categoria de origem e somou uma derrota, contra Marina Rodriguez, e uma vitória, sobre Virna Jandiroba. Na sequência, Ribas voltou a subir de divisão e, mais uma vez, alternou resultados positivos e negativos.
Em maio de 2022, a brasileira sofreu uma derrota, na decisão dividida dos juízes, para Katlyn Chookagian. Mas em março deste ano, Amanda se recuperou e voltou à coluna das vitórias, superando sua compatriota Viviane Araújo por pontos, no UFC 285. Portanto, caso vença Maycee Barber, a mineira engataria sua primeira sequência positiva no octógono mais famoso do mundo desde 2020.
Americana vive sua melhor fase no UFC
Se a brasileira vem intercalando vitórias e derrotas em suas últimas lutas, Maycee Barber vive seu melhor momento na liga desde que estreou em 2018, cercada de expectativas. Depois de oscilar no início de sua trajetória no UFC, a jovem promessa americana, de 24 anos, chega para o confronto contra Amanda Ribas credenciada por uma sequência de quatro vitórias na organização, com triunfos sobre Miranda Maverick, Montana De La Rosa, Jessica Eye e Andrea Lee, todos por pontos – alguns destes resultados geraram bastante controvérsia.