Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Amanda Ribas vence batalha contra Viviane Araújo no UFC 285

Derrotada em maio, Amanda Ribas fez as pazes com a vitória no UFC 285. No evento realizado neste sábado (4), em Las Vegas (EUA), a mineira enfrentou Viviane Araújo em duelo brasileiro válido pelo peso-mosca (57 kg) e levou a melhor por decisão unânime após uma verdadeira batalha. Inclusive, o triunfo teve sabor especial para a atleta, uma vez que foi de virada.

Com a vitória, Amanda deve voltar a ocupar um lugar de destaque no top-15 dos moscas do UFC. Vale pontuar que a mineira se encontra na nona posição no ranking do peso-palha (52 kg). Já Viviane conheceu a segunda derrota seguida e passou a ver seu lugar no top-10 da divisão até 57 kg ser ameaçado. Atualmente, a veterana é a número oito da categoria.

Amanda Ribas, de 29 anos, é um dos maiores talentos do Brasil no esporte. A atleta estreou no UFC em 2019, disputou oito lutas pela companhia, venceu seis e perdeu duas vezes. Seus triunfos mais importantes foram sobre Mackenzie Dern, Paige VanZant, Randa Markos, Virna Jandiroba e Viviane Araújo.

A luta

O início de combate foi frenético. Amanda apostou nos chutes e Viviane nos socos. Em determinado momento, ‘Vivi’ acertou um belo direto na adversária. A luta seguiu em ritmo intenso. Em uma tentativa de queda, a mineira deixou o pescoço exposto e a veterana foi para a guilhotina. Mesmo com a posição encaixada, Amanda não se desesperou, se defendeu e, por cima, controlou a oponente. De volta em pé, Viviane, novamente, se mostrou melhor com as mãos e abalou Amanda. Ciente de que estava em vantagem na trocação, ‘Vivi’ seguiu apostando nos diretos e incomodou a compatriota.

No segundo round, Amanda atacou com tudo e acertou dois potentes golpes que levaram Viviane ao solo. Por cima, a mineira não deixou a oponente à vontade e pontuou ao ser ativa no ‘ground and pound’. Ciente do prejuízo na segunda parcial, o staff de ‘Vivi’ pediu para ela definir a luta no terceiro assalto.

No octógono, as brasileiras permaneceram trocando golpes com intensidade. Melhor fisicamente, Amanda golpeou Viviane no rosto e na linha de cintura com socos e chutes. Por outro lado, a veterana deixou a técnica de lado e foi em direção da adversária na base da coragem. Mais rápida, a mineira foi feliz com seus jabs e chutes. No final do round, Amanda surpreendeu a oponente com uma queda, mas ‘Vivi’ foi oportunista e buscou a chave-de-braço. Novamente, a atleta se defendeu do ataque da compatriota e, por cima, usou e abusou dos socos. Ao final dos 15 minutos de ação, a promessa do MMA nacional levou a melhor por decisão unânime.

Resultados do UFC 285:

Amanda Ribas venceu Viviane Araújo por decisão unânime;
Marc-André Barriault nocauteou Julian Marquez no 2º round;
Ian Garry nocauteou Song Kenan no 3º round;
Cameron Saaiman venceu Leomana Martinez por decisão majoritária;
Tabatha Ricci finalizou Jessica Penne no 2º round;
Farid Basharat venceu Da’Mon Blackshear por decisão unânime;
Loik Radzhabov venceu Esteban Ribovics por decisão unânime.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC