UFC

Treinador de Adesanya admite preocupação com revanche imediata contra Poatan

O novo embate entre Alex ‘Poatan’ Pereira e Israel Adesanya, pelo título dos pesos-médios (84 kg), já foi marcado e confirmado oficialmente para acontecer no UFC 287, programado para o dia 8 de abril, em Miami (EUA). A rapidez no agendamento da revanche imediata, no entanto, não agradou a todos os envolvidos na rivalidade, como foi o caso de Eugene Bareman, treinador do nigeriano e líder da equipe ‘City Kickboxing’.

Poatan e Adesanya se enfrentaram pela primeira vez, no MMA, em novembro do ano passado. Com um histórico de rivalidade de longa data, desde a época em que os dois competiam no kickboxing, a disputa pelo título até 84 kg od Ultimate foi vencida pelo brasileiro, que já havia superado o nigeriano em duas ocasiões na modalidade de origem de ambos, por nocaute técnico. A forma como seu pupilo foi derrotado e o pouco tempo de recuperação após os traumáticos danos sofridos no confronto do UFC 281 são motivos de preocupação para Eugene Bareman, já visando a revanche marcada para acontecer cinco meses depois.

Na visão do treinador, além de um tempo maior de recuperação do nocaute sofrido em novembro, uma opção válida – pensando no que considera melhor para a carreira do nigeriano – seria que Adesanya voltasse ao octógono para pegar novamente o embalo das vitórias contra lutadores teoricamente mais acessíveis antes de desafiar novamente seu algoz. Porém, como o próprio líder da ‘City Kickboxing’ admite, esta possibilidade foi descartada logo de cara pelo ex-campeão, que deseja vingar-se do brasileiro o mais rápido possível.

“Se eu tivesse uma escolha, o que eu muitas vezes não tenho, eu provavelmente teria esperado mais tempo apenas para dar a Israel um pouco mais de tempo entre um nocaute como aquele e a próxima luta. Mesmo em um mundo ideal, eu teria feito o que eles fazem no boxe. Eu teria trago um par de caras para Israel aquecer e depois lutar (com Poatan). No UFC, nós não temos essa escolha e, para ser sincero, Israel está 100% irredutível que ele deve ser a próxima pessoa a enfrentar Alex Pereira. Sem margem para dúvida”, ponderou o treinador de Adesanya, em entrevista ao programa ‘The MMA Hour’.

Curiosamente, o próprio Alex Poatan já havia levantado a ideia de que seu rival se precipitou ao buscar e aceitar uma revanche imediata após ser derrotado por ele no UFC 281. Na visão do brasileiro, um novo revés colocaria Adesanya em uma posição difícil na carreira, já que – com quatro derrotas para o paulista, contando os embates no kickboxing e MMA – não teria muitas opções restando para o seu futuro, ao menos na divisão dos médios do Ultimate.

Israel Adesanya e Alex Pereira se enfrentaram duas vezes no kickboxing, com vitória do brasileiro em ambas ocasiões, uma por pontos e outra por nocaute. Depois de migrar para o MMA e se consolidar como o campeão e principal nome da divisão dos médios do UFC, ‘Izzy’ viu seu antigo rival seguir seus passos e rapidamente conquistar o direito de desafiá-lo no octógono mais famoso do mundo. No último dia 12 de novembro, Poatan – após estar em desvantagem nos primeiros quatro rounds da disputa – conseguiu reverter o jogo e nocautear o lutador africano no quinto e derradeiro assalto, conquistando, assim, o título até 84 kg do Ultimate.

Matérias Recentes

20 anos! Cristiano Marcello relembra briga histórica com Krazy Horse no PRIDE

No próximo dia 31 de dezembro, uma das histórias mais marcantes dos esportes de combate…

29/12/2025

Valter Walker enfrenta lutador sem pernas em luta de grappling no Karate Combat

O que parecia ter começado como mais uma brincadeira do brasileiro Valter Walker vai, ao…

28/12/2025

Diego Lopes abre o jogo e revela segredo por trás de queixo duro

Escalado para desafiar Alexander Volkanovski pelo cinturão peso-pena (66 kg) no UFC 325, na Austrália,…

28/12/2025

Israel Adesanya surpreende e revela torcida por ex-rival Alex Poatan

Uma das maiores rivalidades dos esportes de combate nos últimos tempos parece ter realmente ficado…

28/12/2025

Makhachev escala seleção russa e aposta no título em hipotética Copa do Mundo de MMA

Apesar de oficialmente não haver, de fato, uma competição entre países no MMA, existe uma…

28/12/2025

Filho e Pokémon! Charles Do Bronx aproveita recesso para fazer novas tatuagens; veja

O recesso de fim de ano do UFC é o momento em que muito lutadores…

28/12/2025