Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Treinador de Adesanya admite preocupação com revanche imediata contra Poatan

O novo embate entre Alex ‘Poatan’ Pereira e Israel Adesanya, pelo título dos pesos-médios (84 kg), já foi marcado e confirmado oficialmente para acontecer no UFC 287, programado para o dia 8 de abril, em Miami (EUA). A rapidez no agendamento da revanche imediata, no entanto, não agradou a todos os envolvidos na rivalidade, como foi o caso de Eugene Bareman, treinador do nigeriano e líder da equipe ‘City Kickboxing’.

Poatan e Adesanya se enfrentaram pela primeira vez, no MMA, em novembro do ano passado. Com um histórico de rivalidade de longa data, desde a época em que os dois competiam no kickboxing, a disputa pelo título até 84 kg od Ultimate foi vencida pelo brasileiro, que já havia superado o nigeriano em duas ocasiões na modalidade de origem de ambos, por nocaute técnico. A forma como seu pupilo foi derrotado e o pouco tempo de recuperação após os traumáticos danos sofridos no confronto do UFC 281 são motivos de preocupação para Eugene Bareman, já visando a revanche marcada para acontecer cinco meses depois.

Na visão do treinador, além de um tempo maior de recuperação do nocaute sofrido em novembro, uma opção válida – pensando no que considera melhor para a carreira do nigeriano – seria que Adesanya voltasse ao octógono para pegar novamente o embalo das vitórias contra lutadores teoricamente mais acessíveis antes de desafiar novamente seu algoz. Porém, como o próprio líder da ‘City Kickboxing’ admite, esta possibilidade foi descartada logo de cara pelo ex-campeão, que deseja vingar-se do brasileiro o mais rápido possível.

“Se eu tivesse uma escolha, o que eu muitas vezes não tenho, eu provavelmente teria esperado mais tempo apenas para dar a Israel um pouco mais de tempo entre um nocaute como aquele e a próxima luta. Mesmo em um mundo ideal, eu teria feito o que eles fazem no boxe. Eu teria trago um par de caras para Israel aquecer e depois lutar (com Poatan). No UFC, nós não temos essa escolha e, para ser sincero, Israel está 100% irredutível que ele deve ser a próxima pessoa a enfrentar Alex Pereira. Sem margem para dúvida”, ponderou o treinador de Adesanya, em entrevista ao programa ‘The MMA Hour’.

Curiosamente, o próprio Alex Poatan já havia levantado a ideia de que seu rival se precipitou ao buscar e aceitar uma revanche imediata após ser derrotado por ele no UFC 281. Na visão do brasileiro, um novo revés colocaria Adesanya em uma posição difícil na carreira, já que – com quatro derrotas para o paulista, contando os embates no kickboxing e MMA – não teria muitas opções restando para o seu futuro, ao menos na divisão dos médios do Ultimate.

Israel Adesanya e Alex Pereira se enfrentaram duas vezes no kickboxing, com vitória do brasileiro em ambas ocasiões, uma por pontos e outra por nocaute. Depois de migrar para o MMA e se consolidar como o campeão e principal nome da divisão dos médios do UFC, ‘Izzy’ viu seu antigo rival seguir seus passos e rapidamente conquistar o direito de desafiá-lo no octógono mais famoso do mundo. No último dia 12 de novembro, Poatan – após estar em desvantagem nos primeiros quatro rounds da disputa – conseguiu reverter o jogo e nocautear o lutador africano no quinto e derradeiro assalto, conquistando, assim, o título até 84 kg do Ultimate.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC