Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Treinador afirma que Khabib e Makhachev venceriam ‘Do Bronx’ de forma dominante

O reinado de Charles Oliveira no peso-leve (70kg) do UFC mal se iniciou a já começou a incomodar grandes figuras do esporte. ‘Do Bronx’ conquistou o título vago da categoria, em maio, em Houston (EUA), defendeu o cinturão pela primeira vez, em dezembro, em Las Vegas (EUA), e mudou de patamar na modalidade, porém Javier Mendez, renomado treinador de MMA, deu a entender que a grande fase vivida pelo brasileiro vai acabar em breve e mencionou o atleta ideal para destroná-lo.

Em seu canal oficial no ‘YouTube’, Mendez, que é treinador de Islam Makhachev e Khabib Nurmagomedov, como não poderia ser diferente, enalteceu a dupla. Apesar de reconhecer que Charles é um lutador talentoso e perigoso, principalmente quando aposta no jiu-jitsu, o profissional cravou que os russos não só venceriam um possível embate contra o campeão do peso-leve do UFC, como também teriam sucesso de forma dominante.

De acordo com Mendez, seus atletas possuem um grappling tão bom ou até mesmo superior ao do brasileiro, por mais que não finalizem os adversários com tanta frequência. Se a luta entre Charles e Khabib está fora de cogitação, uma vez que a lenda do MMA está aposentada e garante que não voltará a atuar, um possível encontro envolvendo ‘Do Bronx’ e Makhachev é, perfeitamente plausível, já que o russo é o quarto colocado no ranking do peso-leve do UFC, ou seja, está próximo de medir forças com o campeão da categoria.

“Eu sei que ambos venceriam Charles. Em termos de estilo, Makhachev poderia trocar golpes, pode chutar. Khabib não é tão bom com os chutes. Ele teria que ir direto para o grappling com Charles e, provavelmente, dominá-lo no chão. Na verdade, sei que ele faria isso. Sei que Khabib o dominaria lá e meio que sinto que, por melhor que Charles seja, acho que Makhachev o dominaria lá também”, declarou o treinador.

Khabib Nurmagomedov, de 33 anos, se aposentou sendo considerado por parte da comunidade do MMA um dos lutadores mais dominantes da história do esporte. Em sua carreira, o russo disputou 29 lutas, venceu todas e defendeu o título do peso-leve do UFC em três oportunidades. Os triunfos de maior destaque do ex-campeão da companhia foram sobre Conor McGregor, Dustin Poirier, Edson Barboza, Justin Gaethje e Rafael dos Anjos. Mesmo afastado do octógono, ‘The Eagle’ informou que vai permanecer na modalidade, seja como treinador ou como homem de negócios. Além disso,  o antigo rei do UFC é presidente do ‘EFC’, sua própria organização de artes marciais mistas.

Para a temporada 2021, Islam Makhachev, de 30 anos, revelou que seu objetivo era se consolidar como um dos melhores atletas do peso-leve do UFC e o cumpriu. Atualmente, o russo está embalado com nove vitórias seguidas e vive seu melhor momento na carreira, já que é o quarto colocado no ranking da categoria. Em sua trajetória na companhia, o profissional foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo e parceiro de treino, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’, Nik Lentz e Thiago Moisés.

Mais em UFC