Siga-nos
Com o dedo indicador para o alto, Adesanya comemora sua vitória sobre Poatan no UFC 287
O nigeriano vem de vitórias sobre Alex Poatan, em abril deste ano - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Soberano, Adesanya entra em ação no UFC 293 em busca de novo longo reinado

Em abril de 2019, Israel Adesanya vestiu pela primeira vez o cinturão do Ultimate – mesmo que de forma interina – ao derrotar Kelvin Gastelum. Em outubro do mesmo ano, veio o título linear após triunfo sobre Robert Whittaker. Desde então, foram cinco vitórias,  defesas de título e três anos de soberania na divisão dos pesos-médios (84 kg). Em novembro de 2022, porém, ‘Izzy’ foi nocauteado por Alex Poatan. Em 2023, o nigeriano deu o troco no rival de longa data e agora, novamente no posto de campeão, busca construir um novo longo reinado na principal liga de MMA do mundo.

O primeiro passo de uma eventual nova era de Adesanya será realizado neste sábado (9), na luta principal do UFC 293, em Sydney (AUS). Diante do desafiante Sean Strickland, o campeão desponta como franco favorito nas casas de apostas. Para muitos dos fãs, o americano representa uma ameaça maior para Izzy com o microfone em mãos do que dentro do octógono. Dono de uma personalidade polêmica, ‘Tarzan’, como é conhecido, tem provocado o nigeriano diversas vezes, a fim de desestabilizá-lo.

Mas o cenário não parece assustar Adesanya, que já passou por situações parecidas com Paulo Borrachinha e até mesmo contra o principal algoz de sua carreira, Poatan. Com uma força mental comprovada e performances de gala dentro do cage, o nigeriano tenta se isolar no posto de maior peso-médio de todos os tempos. Atualmente, especialistas e fãs apontam que Izzy disputa diretamente contra Anderson Silva, talvez ainda em leve desvantagem, por conta dos recordes estabelecidos por ‘Spider’.

De todo modo, caso vença Strickland, Adesanya pode estender seu legado com mais defesas de cinturão, a fim de se aproximar dos números do brasileiro – já aposentado do MMA. Além disso, caso saia vitorioso no UFC 293, o nigeriano teria derrotado todos os rivais do top 7 da categoria – com exceção de Dricus Du Plessis que, na teoria, seria seu adversário no card numerado da Austrália, mas recusou o data por conta de uma suposta lesão no pé que o impediria de competir.

Dupla brasileira em ação no UFC 293

Além da atração principal, o UFC 293 conta com a presença de dois representantes do ‘Esquadrão Brasileiro’. No card preliminar, Gabriel Miranda encara Shane Young em busca da primeira vitória no Ultimate após tropeço na estreia. Já na parcela principal do show, Felipe dos Santos faz sua primeira luta na companhia ao enfrentar Manel Kape, décimo colocado do ranking dos pesos-moscas (57 kg).

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC