Desde que derrotou Petr Yan, em outubro de 2022, Sean O’Malley parece confiante de que sua próxima aparição no Ultimate será em uma disputa de título na divisão dos pesos-galos (61 kg). Pela boa sequência de resultados e colocação entre os tops do ranking, o americano foi cogitado para ser, inclusive, o ‘reserva de luxo’ do combate entre Aljamain Sterling e Henry Cejudo. No entanto, ‘Sugar’, como é conhecido, não se sentiu atraído com a possibilidade e recusou o posto de suplente pelo cinturão.
Através de seu próprio canal no ‘Youtube’, o astro de 28 anos admitiu que não teria o mesmo foco durante uma preparação sabendo da grande probabilidade de não competir, caso Cejudo e Sterling não se lesionem e confirmem o compromisso com a balança. Desta forma, O’Malley ressaltou que, neste cenário, prefere acompanhar o duelo pelo cinturão, agendado para o UFC 288, em maio, de longe.
“Eu realmente estava planejando ser o reserva para Henry vs Aljo. Já é difícil fazer um camp (para uma luta) de cinco rounds sabendo que você tem uma luta. Mas sabendo que provavelmente você não vai lutar? Não consigo treinar da mesma forma. E não sinto que estou numa posição de: ‘É minha única oportunidade’. Eu estava tentando, mas agora estou tipo: ‘Foda-se isso’. Se um desses palhaços pular fora da luta, reagendem. Preciso de oito semanas reais de camp sabendo que vou lutar. É difícil ter essa disciplina o tempo todo. Então estou pulando fora do posto de lutador reserva”, declarou Sean.
Vaga garantida?
Apesar da popularidade aliada aos bons resultados dentro do octógono, O’Malley não está 100% garantido como o próximo desafiante até 61 kg. E prova disso foi a atualização do ranking da categoria após o UFC Las Vegas, em março, que alçou Merab Dvalishvili ao posto de número 1 da categoria, ultrapassando Sugar, que ficou na segunda posição. Correndo por fora, Cory Sandhagen também despontou na terceira colocação da listagem após derrotar Marlon Vera no último sábado (25).