Siga-nos
Divulgação/UFC

UFC

Mackenzie Dern protagoniza batalha, mas perde para rival na luta principal do UFC Vegas 61

Especialista em jiu-jitsu, Mackenzie Dern não conseguiu tirar proveito de seu ponto forte no principal duelo do UFC Vegas 61. No evento realizado no último sábado (1º), a faixa-preta da arte suave avisou que apostaria no grappling para encarar Yan Xiaonan e, de fato, não só buscou a luta agarrada, como também viveu bons momentos no octógono, porém foi surpreendida pela qualidade defensiva da chinesa no setor e acabou derrotada por decisão majoritária, após 25 minutos de um embate de alto nível.

Com a dura derrota, Mackenzie fica para trás na corrida para disputar o título do peso-palha (52 kg) do UFC. Vale destacar que a atleta integra o top-5 da categoria e é um dos nomes mais populares e comerciais dela. Por outro lado, Xiaonan, sexta no ranking da divisão, volta ao caminho das vitórias na organização, após duas derrotas para Carla Esparza e Marina Rodriguez.

Com uma carreira de conquistas no jiu-jitsu, Mackenzie Dern, de 29 anos, iniciou sua trajetória no MMA em 2016 e estreou no UFC em 2018. Pela organização, a atleta disputou dez lutas, venceu sete e perdeu três vezes. Atualmente, a lutadora é a quinta colocada no peso-palha da empresa, mas deve perder tal posição na próxima atualização do ranking. Seus principais triunfos foram sobre Nina Nunes, Randa Markos, Tecia Torres e Virna Jandiroba.

A luta

Especialista em jiu-jitsu, Mackenzie entrou no combate com a clara intenção de grudar na adversária. Por sua vez, melhor na trocação, Xiaonan buscou o duelo em pé. Atenta com a aproximação da grappler, a asiática conseguiu frustrar a oponente. Mesmo evoluindo no striking e mostrando poder, Mackenzie recebeu mais golpes do que aplicou no primeiro round.

No segundo assalto, Mackenzie foi mais ativa e levou perigo em pé. A especialista em jiu-jitsu não deixou a chinesa à vontade no octógono e conseguiu levar o combate para o solo. No setor, Dern quase finalizou Xiaonan, que mostrou bom conhecimento na arte suave, principalmente defensivo, para resistir ao ataque.

Após o susto, a chinesa voltou mais atenta para a terceira parcial. Xiaonan atuou de forma mais agressiva e conseguiu dominar as ações, conectando mais golpes em Mackenzie. A faixa-preta de jiu-jitsu só conseguiu a queda no final do round, mas não tinha mais tempo para trabalhar em sua especialidade.

No quarto assalto, o roteiro foi parecido. Mackenzie atacava na base do poder, enquanto Xiaonan apostava no volume e na técnica e levava vantagem nas trocas de golpes. No último minuto, Dern conseguiu levar a luta para o chão e, mesmo por baixo, procurou incomodar a rival. Contudo, a chinesa aplicou socos preciosos para ficar em vantagem e ainda conseguiu se defender de um bote da adversária.

No quinto e decisivo round, Mackenzie foi com tudo para cima de Xiaonan. Disposta a levar a luta para o chão, sua área, Dern conseguiu quedar a rival na base da marra, foi para a montada em seguida, pegou as costas da asiática e distribuiu socos, ao mesmo tempo que buscava a finalização. Nos segundos finais, a grappler tentou o bote derradeiro, porém a chinesa, novamente, se defendeu e sobreviveu ao assalto que levou clara desvantagem. Ao final dos 25 minutos de combate, os juízes laterais deram a vitória para Xiaonan.

Resultados do UFC Vegas 61:

Yan Xianonan venceu Mackenzie Dern por decisão majoritária;
Randy Brown venceu Francisco ‘Massaranduba’ por decisão unânime;
Raoni Barcelos venceu Trevin Jones por decisão unânime;
Sodiq Yusuff finalizou Don Shainis no 1º round;
Mike Davis venceu Viacheslav Borshchev por decisão unânime;
Daniel ‘Willycat’ nocauteou John Castañeda no 2º round;
Ilir Latifi venceu Aleksei Oleinik por decisão unânime;
Joaquim ‘Netto BJJ’ nocauteou Jesse Ronson no 2º round;
Brendan Allen finalizou Krzysztof Jotko no 1º round;
Chelsea Chandler nocauteou Julija Stoliarenko no 1º round;
Guido Cannetti finalizou Randy Costa no 1º round.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC