De volta ao caminho das vitórias, após superar Tecia Torres no UFC 273, no último dia 9 de abril, Mackenzie Dern já foca no seu próximo compromisso no octógono mais famoso do mundo. Com poucas opções de adversárias livres e que façam sentido, a americana que representa o Brasil – quarta colocada no ranking peso-palha (52 kg) – já tem um alvo preferencial em mente.
Em entrevista ao podcast ‘Believe You Me’, Mackenzie apontou a chinesa Yan Xiaonan como a rival ideal para sua próxima luta. A asiática, número seis na classificação dos palhas atualmente, vem de duas derrotas seguidas, a mais recente delas para a brasileira Marina Rodriguez, em março deste ano.
Curiosamente, foi Rodriguez a responsável pela última derrota de Mackenzie no octógono do UFC, em outubro do ano passado, que encerrou uma sequência de quatro vitórias da faixa-preta de jiu-jitsu na organização. Outro ponto que pode fazer com que os caminhos de Dern e Xiaonan se cruzem é o fato da chinesa ser uma das poucas lutadoras do topo da categoria que não possui compromisso agendado ou que ainda não enfrentou a brasileira.
“Eu acho que Yan Xiaonan (é a próxima rival). Ela é a número 5 neste momento (no ranking) e acabou de perder para Marina (Rodriguez) por decisão dividida. Nós duas perdemos para Marina. Eu acho que seria uma boa luta. Eu acho que ela é a que estaria mais preparada para fazer um camp agora. A maioria das garotas gostaria de lutar com a perdedora de Carla (Esparza) e Rose (Namajunas) ou a perdedora de Joanna (Jedrzejczyk) e Zhang Weili”, analisou Mackenzie.
Após construir uma carreira de sucesso no jiu-jitsu, Mackenzie Dern iniciou sua trajetória no MMA profissional em 2016 e, desde então, acumulou um cartel de 12 vitórias, sete delas por finalização, e duas derrotas. Já Yan Xiaonan atua desde 2008 na modalidade e conta com 15 triunfos, três reveses e um ‘no contest’ (sem resultado) no currículo.