Siga-nos
Erica Dezonne

UFC

Leon Edwards descarta interesse em Stephen Thompson e ironiza Chimaev

Afastado dos octógonos desde julho do ano passado, Leon Edwards continua sem ter seu próximo compromisso marcado pelo UFC, mesmo depois de reclamar publicamente sobre sua falta de atividade. Apesar disso, o meio-médio (77 kg) não parece disposto a aceitar qualquer oponente, seja ele membro do top 5 da categoria, como Stephen ‘Wonderboy’ Thompson, ou um jovem em ascensão, mas ainda não ranqueado, como Khamzat Chimaev.

Desafiado por Thompson recentemente, Edwards – terceiro colocado no ranking meio-médio – descartou ter interesse em medir forças com o americano, atual número cinco na classificação da categoria, no momento. Como justificativa, o inglês relembrou o retrospecto pouco favorável do ex-desafiante, que perdeu três de suas últimas cinco lutas, incluindo um nocaute sofrido para Anthony Pettis há pouco mais de um ano.

“Esses caras estão inventando todo tipo de desculpa para não enfrentar o nº 3 do mundo. Isso é estranho para mim. Estou pronto para lutar. Eles estão todos sendo covardes, mas eu estou aqui. Quanto a Wonderboy, ele foi nocauteado tipo uma luta atrás. Pettis o nocauteou há uma luta. Se eu lutar com Wonderboy agora e eu o vencer, o UFC vai falar: ‘Vamos lá mais um no top 5 e depois nós vamos para o título’. Eles não me dariam o title shot imediato”, declarou Leon, em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, antes de completar.

“Para que eu conquiste o título mundial, que é o meu objetivo e meu sonho, tenho que vencer um desses caras do top 4. Tenho que enfrentar alguém do top 4 para ter meu title shot. Já fiz todas as lutas de Wonderboy. Estou em uma sequência de oito vitórias agora. Não preciso lutar com alguém como Wonderboy. Ele não acrescenta nada para a minha carreira”, afirmou o inglês, citando seu interesse exclusivo em duelar contra um dos quatro principais atletas da divisão: Kamaru Usman, Colby Covington, Gilbert ‘Durinho’ e Jorge Masvidal.

Se nem mesmo um membro do cobiçado top 5 dos meio-médios, como ‘Wonderboy’ Thompson, é capaz de despertar o interesse de Leon Edwards, não será um jovem lutador de fora do ranking, por mais que ele seja uma estrela em potencial, que conseguirá mudar o foco do inglês nos quatro principais rivais de divisão. Questionado sobre a possibilidade de um confronto contra a nova sensação do UFC Khamzat Chimaev – que venceu seus três compromissos pela liga, de forma convincente, ainda que contra adversários de nível questionável -, ‘Rocky’ ironizou o russo naturalizado sueco, justamente pela competição enfrentada por ele no octógono até o momento.

“Quanto a Chimaev, ele teve o que? Uma luta no meio-médio contra um peso-leve? É difícil julgar. Quando ele me desafia, eu não presto atenção. Eu realmente não presto muita atenção. Ele tem que, pelo menos, vencer alguém da p*** do top 25 antes de ir direto para uma luta com o nº 3. Pelo menos lute com alguém do top 25 ou 30 primeiro. Depois nós podemos começar a conversar, mas a comunidade do MMA é literalmente se você alimentá-la com qualquer coisa, eles vão comprar. É o que é”, finalizou.

Terceiro colocado no ranking peso-meio-médio, Leon Edwards vem de oito vitórias consecutivas no Ultimate. Sua última derrota aconteceu em dezembro de 2015, quando foi superado por pontos por Kamaru Usman, atual campeão da categoria. Ao todo em sua carreira, o lutador inglês possui 18 triunfos e apenas três reveses.

Mais em UFC