A categoria dos meio-pesados (93 kg) do UFC, novamente, ficou sem um campeão. Na última quinta-feira (13), por meio de seu canal oficial no ‘YouTube’, Jamahal Hill comunicou que sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles e, assim, decidiu abdicar do cinturão da categoria pela necessidade de cirurgia para reparar o dano causado. De acordo com o site ‘MMA Fighting’, a lesão sofrida pelo americano aconteceu durante um jogo de basquete entre lutadores, realizado recentemente, na ‘Semana Internacional da Luta’, em Las Vegas (EUA).
Essa foi a segunda vez, em um curto espaço de tempo, que o campeão dos meio-pesados do UFC deixou tal status sem realizar a primeira defesa de título. Vale pontuar que, antes de Hill chegar ao topo da divisão, Jiri Prochazka a liderava. No entanto, o tcheco sofreu uma grave lesão no ombro, que o impediu de realizar a revanche contra Glover Teixeira, em dezembro, e decidiu deixar o cinturão da categoria vago para não travá-la. Agora, Jamahal lida com a mesma sina de ‘Denisa’.
Curiosamente, ‘Sweet Dreams’ mirava ter Prochazka como provável adversário na atual temporada. Com a notícia, o reinado do americano nos meio-pesados do UFC durou de janeiro até julho. Visivelmente abalado devido a lesão e por abrir mão do título da categoria antes mesmo de defendê-lo, Hill informa que, agora, seu foco é a recuperação total, mas admite que sua volta ao octógono deve demorar para acontecer. Geralmente, um atleta que sofre a ruptura no tendão de Aquiles fica de oito a 12 meses afastado e seu retorno às atividades pode se estender, dependendo da reabilitação.
“Infelizmente, sofri uma lesão. Eu rompi o tendão de Aquiles. É apenas uma daquelas coisas que acontecem. É uma lesão difícil, que vai exigir cirurgia, reabilitação e tempo. Também com isso, me foi dada uma oportunidade. Recebi uma bênção que veio do infortúnio de outra pessoa. Prochazka foi campeão e se machucou. Ele abriu mão do cinturão para não travar a divisão e permitiu que outros disputassem. Fez isso para manter a divisão rodando, divertida, para garantir um campeão. Vou fazer o mesmo”, declarou o ex-campeão do UFC.
Futuro da divisão em aberto
Em seu pronunciamento, Jamahal informou que o UFC o apoiou no momento difícil de sua carreira e que lhe prometeu uma luta pelo título dos meio-pesados em seu retorno à ação. Com o afastamento do americano, a maior organização de MMA do mundo ainda não comunicou seus planos para a categoria.