Depois de Daniel Cormier ser o primeiro a sugerir, agora chegou a vez de outro ex-campeão do UFC fazer campanha para que a organização promova uma disputa entre Jon Jones e Stipe Miocic, pelo cinturão interino dos pesos-pesados. Com o provável afastamento prolongado do camaronês Francis Ngannou, dono do título linear da categoria, o ex-lutador e atual comentarista do Ultimate Michael Bisping enxerga nesta possibilidade a solução ideal para o prosseguimento da divisão.
A análise sobre a potencial inatividade no topo da divisão dos pesos-pesados foi feita por Bisping em recente episódio de seu podcast, chamado ‘Believe You Me’. Atual campeão da categoria, Francis Ngannou deve se afastar dos octógonos pelos próximos meses, período que pode, inclusive, ser prolongado indefinidamente caso não chegue a um acordo com o UFC.
Além de uma cirurgia no joelho pela qual o africano provavelmente terá que ser submetido para reparar uma séria lesão nos ligamentos, há também um impasse contratual entre Francis e o UFC. Nos últimos meses, o campeão entrou em rota de colisão com a companhia, buscando uma maior valorização salarial, assim como a liberdade contratual de poder competir paralelamente no boxe. Como o vínculo de Ngannou com a liga se encerrou na sua mais recente apresentação, no dia 22 de janeiro, as negociações por um novo acordo prometem ser complicadas e, possivelmente, longas.
“Eles deveriam fazer uma luta pelo título interino entre Jon Jones e Stipe Miocic. Se Ngannou passar por cirurgia, e se Ngannou estiver em um impasse contratual e você sabe que ele vai se manter firme. Se esse for o caso, e ele não for lutar, então Stipe Miocic vs Jon Jones pelo cinturão interino faz todo o sentido porque se alguém merece isso, é Stipe Miocic. E, ainda por cima, você tem Jon Jones, que definitivamente, considerando a narrativa do que ele conquistou nos meio-pesados, deveria receber uma luta de título”, declarou Michael Bisping, ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC e atual comentarista da organização.
Ex-campeão dos pesos-pesados, Stipe Miocic é considerado por boa parte dos fãs e da imprensa especializada como o maior nome da categoria em todos os tempos. O americano de ascendência croata possui até hoje o recorde de número de defesas de título bem-sucedidas (3) na história da divisão no UFC.
Por sua vez, Jon Jones é amplamente visto como um dos maiores lutadores de todos os tempos, independentemente da classe de peso. O americano, que dominou durante anos a categoria dos meio-pesados, abdicou de seu título na divisão até 93 kg em 2020 para iniciar um processo de transição física a fim de migrar para os pesos-pesados. A expectativa é que ‘Bones’, por toda sua história na modalidade, estreie na nova categoria já em uma disputa pelo cinturão.