Na última atualização do ranking do UFC, promovida na terça-feira (23), o nome de Carla Esparza foi retirado do site oficial da empresa. O movimento fez com que boa parte dos fãs de MMA criassem teorias e até mesmo apontaram uma possível aposentadoria da ex-campeã peso-palha (52 kg) do Ultimate. Mas não é o caso, ao menos de acordo com a própria. Após ser indagada por seus seguidores, ‘Cookie Monster’, como é conhecida, tratou de afastar os rumores e descartar um ponto final em sua carreira.
Através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui), Esparza, que ocupava a primeira posição do peso-palha assim como o ranking peso-por-peso feminino, destacou que teve seu nome retirado da listagem oficial possivelmente por conta de inatividade. Veterana, a wrestler não compete no octógono mais famoso do mundo desde novembro de 2022, quando foi finalizada por Weili Zhang e perdeu o cinturão da categoria.
“Os rumores são falsos, não me aposentei. Sigo recebendo mensagens, então queria esclarecer. Talvez eu tenha sido removida (do ranking) por inatividade. Estou lentamente ganhando tempo e reconstruindo meu corpo e minha estrutura pélvica segundo recomendação. Durante o período pós-parto, há relaxina e progesterona nas articulações e estruturas circundantes (especialmente porque estou amamentando), o que provoca um afrouxamento dos ligamentos e pode aumentar em muito a chance de lesões durante o treino. Estou apenas tentando ter uma abordagem inteligente para meu retorno (à ativa), fazendo de tudo para evitar um atraso por lesão”, explicou Carla.
Pausa na carreira por sonho de ser mãe
Após ser destronada por Zhang em 2022, Esparza aproveitou para dar uma pausa na carreira e se dedicar a um sonho pessoal: se tornar mãe. O desejo foi concretizado em setembro de 2023, quando a atleta deu à luz seu primeiro filho, o pequeno Donovan. Ainda sem prazo para voltar a competir, a americana de 36 anos aparentemente se dedica ao fortalecimento do corpo de olho em um retorno à ativa em alto nível.