Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Do Bronx questiona mérito de Makhachev por ‘title shot’: “Khabib fez acontecer”

Após perder o cinturão peso-leve (70 kg) do Ultimate em maio deste ano, por causa de uma polêmica falha na balança antes de sua última luta, Charles ‘Do Bronx’ voltará ao octógono neste sábado (22) para tentar recuperá-lo diante de Islam Makhachev, na luta principal do UFC 280, em Abu Dhabi (EAU). O brasileiro, no entanto, nunca escondeu que o russo não era sua primeira opção de adversário, alegando, entre outras coisas, que não via mérito na campanha do rival pelo ‘title shot’.

E, ao que parece, apesar de ter aceitado a disputa contra o russo, a opinião do faixa-preta permanece a mesma. Em declaração ao ‘UFC Embedded’, Charles voltou a questionar o nível de competição enfrentado por Makhachev antes de ser escalado para a próxima disputa de título da categoria. Para o paulista, a relação de seu oponente com o ex-astro do Ultimate Khabib Nurmagomedov foi crucial na decisão tomada pela organização na hora de apontar seu adversário no combate pelo cinturão.

“Eu acho que nós temos que respeitar meu oponente. Islam está vindo de uma sequência de dez vitórias. Ele é muito inteligente com seu jogo. No entanto, eu acho que ele está surfando na onda que não é dele, mas do Khabib. Essa é a verdade. Essa luta só está acontecendo porque Khabib fez acontecer. Não pelo mérito próprio do Islam. Porque, na minha opinião, ele deveria estar lutando contra um top 5. Quem é o oponente ranqueado que o Islam enfrentou? Ninguém. Por outro lado, minhas 11 vitórias foram contra 11 bons lutadores, lutadores de MMA completos. Eu lutei contra todo o top 5. Em pé ou no chão, eu nocauteei eles, finalizei. Das 11 vitórias só uma foi por decisão”, ponderou Charles.

Charles Do Bronx chega para o confronto do próximo sábado com uma sequência de 11 vitórias, as três últimas em disputas pelo título, contra Michael Chandler, Dustin Poirier e Justin Gaethje. O faixa-preta, maior finalizador da história do Ultimate, tentará recuperar seu cinturão peso-leve diante de Islam Makhachev após perdê-lo por não bater o peso antes de sua disputa contra Gaethje, em maio.

Por sua vez, Islam Makhachev vem de dez triunfos consecutivos, sequência que o levou ao quarto lugar no ranking dos leves do UFC. Amigo e companheiro de equipe de Khabib Nurmagomedov, o russo é visto por muitos como uma espécie de sucessor do antigo campeão da categoria. Porém, o atleta da ‘AKA’ sofre algumas críticas, especialmente, por ter encarado poucos adversários ranqueados em sua trajetória de vitórias, já que apenas Dan Hooker e Thiago Moisés faziam parte do top 15 da divisão na época em que duelaram com ele.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC