Siga-nos
Joaquim Silva, Lucas Almeida e Nikolas Motta são três dos representantes do Brasil no UFC Vegas 75
Joaquim Silva, Lucas Almeida e Nikolas Motta estão no card principal do UFC Vegas 75 - Montagem/PxImages

UFC

Desfalcado, ‘Esquadrão Brasileiro’ conta com cinco representantes no UFC Vegas 75

O UFC Vegas 75 acontece neste sábado (17), tem como luta principal Marvin Vettori vs Jared Cannonier, mas o que se destaca é a presença em peso do ‘Esquadrão Brasileiro’. Ao todo, cinco atletas representam o país na atração. No ‘co main event’, Joaquim Silva enfrenta Arman Tsarukyan, Lucas Almeida encara Pat Sabatini e, ainda no card principal, Nikolas Motta mede forças com Manuel Torres. Já na porção preliminar do show, Alessandro Costa lida com Jimmy Flick e Gabriella Fernandes duela com Tereza Bledá.

O Brasil ainda poderia ter mais dois representantes no UFC Vegas 75. Felipe Bunes e Raoni Barcelos deixaram o evento por motivos diferentes. O primeiro faria sua estreia na organização, mas uma possível suspeita de doping cancelou sua participação. Sendo assim, o futuro do atleta na empresa é incerto. Já o veterano tentaria retornar ao caminho das vitórias na companhia, mas, como Miles Johns se lesionou, a luta caiu.

Chance de ouro

Em busca de ter frequência no octógono, Joaquim, mais conhecido como ‘Netto BJJ’, está confiante e embalado para realizar a possível maior luta de sua carreira no MMA. Vindo de vitória por nocaute, em outubro, o atleta compõe o ‘co-main event’ do UFC Vegas 75 junto com Tsarukyan, no embate que pode mudar seu patamar nos leves (70 kg) e no esporte. Aos 34 anos, o brasileiro está fora do top-15 da categoria e ainda busca vencer grandes nomes da modalidade. Por sua vez, Arman é classificado por parte dos fãs como uma das principais promessas das artes marciais mistas e é o oitavo colocado no ranking do peso.

Portanto, ‘Netto BJJ’ tem a chance de ouro de surpreender Tsarukyan para integrar o top-15 do peso-leve do UFC pela primeira vez na carreira. Vale pontuar que o brasileiro aceitou substituir o compatriota Renato ‘Moicano’, que saiu do combate devido a uma lesão, e mostrou que não se intimidou com a fama do atual adversário. No octógono, a expectativa é que os lutadores façam um duelo empolgante e com boas chances de terminar pela via rápida, ou seja, por finalização ou nocaute. Arman é considerado favorito pelas casas de apostas para vencer a luta, porém Joaquim não pode ser descartado, pois é explosivo, principalmente no round inicial e não deve mudar sua natureza para o compromisso.

Striker vs Grappler

Pelo peso-pena (66 kg), Lucas Almeida faz um duelo de estilos com Pat Sabatini. De um lado, o brasileiro aposta na agressividade e na trocação para vencer suas lutas, do outro, o americano se destaca por sua qualidade no grappling e não inventa no octógono, ou seja, deixa claro que sua intenção é derrubar os oponentes para controlá-los no solo e, quem sabe, finalizar. É bem verdade que Pat é mais experiente no UFC, com cinco aparições, mas, em seu último compromisso, viu a sequência de quatro vitórias chegar ao fim ao ser nocauteado no primeiro round. Por sua vez, o paulista disputou apenas um combate no Ultimate e impressionou ao nocautear.

Portanto, Lucas chega mais fortalecido para o importante duelo contra um adversário de bom nível. Caso dê continuidade ao seu bom momento no UFC, o brasileiro deve se aproximar de integrar o top-15 do peso-pena. Justamente por isso, o confronto é crucial para o paulista mostrar sua evolução no grappling, principalmente na defesa de queda.

Duelo de promessas

Revelado pelo reality show ‘Contender Series’, Nikolas Motta iniciou sua trajetória no UFC com derrota, mas, em sua última luta, se recuperou ao nocautear o adversário no primeiro round. Como mostrou sua agressividade e seu poder no octógono, o brasileiro, de 30 anos, chega embalado para encarar Manuel Torres, pelo peso-leve. Inclusive, o mexicano, de 28 anos e também novato na organização, venceu o único duelo que disputou nela por nocaute no primeiro round. Como os atletas são empolgantes, a expectativa de parte da comunidade do MMA é de que o embate seja violento. O mineiro apresenta maior força em seus ataques, mas deve ficar atento com a técnica do oponente na trocação e com sua qualidade no grappling. 

Recuperação no card preliminar?

No peso-mosca (57 kg), Alessandro Costa e Gabriella Fernandes têm apenas uma coisa em mente no UFC Vegas 75: vencer pela primeira vez no octógono mais famoso do mundo. Em suas respectivas estreias, ‘Nono’ foi nocauteado e ‘Gabi’ levou a pior por decisão unânime. Sendo assim, os atletas precisam mostrar serviço no evento deste sábado. Alessandro encara Jimmy Flick, enquanto Gabriella lida com Tereza Bledá. A curiosidade é que, assim como os brasileiros, a dupla também busca dar a volta por cima na empresa.

Diante de tal cenário, a tendência é que os profissionais atuem de maneira cautelosa. A luta entre Alessandro e Jimmy coloca frente a frente dois especialistas em grappling. Se o americano é considerado por parte dos fãs como o grappler mais técnico, ‘Nono’ pode se aproveitar do aspecto físico para tentar controlar o oponente no clinch e no solo. Já Gabriella e Bledá se equivalem, mas, na comparação com ‘Nono’ vs Flick, devem protagonizar um duelo mais movimentado.

Confira o card completo do UFC Vegas 75:

Marvin Vettori vs Jared Cannonier
Arman Tsarukyan vs Joaquim ‘Netto BJJ’ Silva
Armen Petrosyan vs Christian Leroy Duncan
Pat Sabatini vs Lucas Almeida
Manuel Torres vs Nikolas Motta
Nicolas Dalby vs Muslim Salikhov
Jimmy Flick vs Alessandro ‘Nono’ Costa
Kang Kyung-ho vs Cristian Quiñónez
Carlos Hernandez vs Denys Bondar
Tereza Bledá vs Gabriella Fernandes
Dan Argueta vs Ronnie Lawrence
Zac Pauga vs Modestas Bukauskas

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em UFC