Siga-nos
Natassia Del Fischer

UFC

Em busca de novo ‘title shot’, Marlon Moraes lidera card do UFC ‘Ilha da Luta’

Neste sábado (10), o UFC promove o terceiro evento da segunda passagem da liga pela ‘Ilha da Luta’, localizada em Abu Dhabi (EAU). Intitulado ‘Fight Island 5’, o show traz um card repleto de lutas – 13 no total – e que será liderado pelo duelo entre o brasileiro Marlon Moraes e o americano Cory Sandhagen, que pode deixar o vencedor a um passo de uma disputa pelo cinturão da divisão dos galos (61 kg), atualmente sob poder do russo Petr Yan. O Brasil ainda será representado por outros quatro atletas nesta edição.

Atual número um do ranking peso-galo, Marlon fará sua primeira apresentação no octógono do Ultimate desde dezembro do ano passado, quando superou o ex-campeão peso-pena (66 kg) José Aldo por decisão dividida dos juízes, na edição 245 do UFC, realizada em Las Vegas. O brasileiro, natural de Nova Friburgo (RJ), busca uma vitória sobre Sandhagen para se credenciar a uma nova disputa pelo título da categoria, depois de ter sua primeira tentativa frustrada por Henry Cejudo, em junho de 2019.

Por sua vez, Cory Sandhagen chega para o evento de sábado em busca de recuperação após ver sua rápida ascensão no Ultimate – com direito a cinco vitórias seguidas em suas primeiras lutas pela entidade – ser interrompida por Aljamain Sterling, que precisou de um minuto e meio de combate para finalizá-lo, no UFC 250, no último mês de junho. Ainda assim, o americano permanece no top 5 da categoria, mais precisamente na quarta colocação, e ainda pode sonhar com um ‘title shot’ caso vença seus próximos compromissos, a começar por Marlon.

O co-main event também vai contar com a presença brasileira dentro do octógono. Em sua segunda apresentação no peso-pena, após construir toda sua carreira nos leves (70 kg), o veterano do UFC Edson Barboza encara o iraniano naturalizado finlandês Makwan Amirkhani. Com cinco derrotas em suas últimas seis lutas, sendo as duas mais recentes provenientes de decisões dos juízes bastante questionáveis, o atleta da ‘American Top Team’ chega pressionado a traduzir em resultados suas boas performances no cage.

Também pelo card principal do show, Markus ‘Maluko’ dá as boas-vindas ao sul-africano Dricus du Plessis, ex-campeão do evento ‘KSW’, que estreia na principal organização de MMA do mundo. O peso-médio (84 kg) paulista, que até o momento tem alternado vitórias e derrotas no Ultimate, visa acrescentar um novo triunfo ao seu cartel após ter sido superado pelo compatriota Wellington Turman, em novembro do ano passado, em edição realizada na cidade de São Paulo (SP).

Já pelo card preliminar, o peso-pesado Rodrigo ‘Zé Colmeia’ mede forças com o americano Chris Daukaus, que conquistou oito de suas nove vitórias por nocaute. Invicto no MMA profissional, o mineiro – que garantiu o contrato com o UFC através do programa ‘Contender Series’ – mira seu segundo triunfo no octógono do Ultimate. Na sua estreia pela entidade, o lutador venceu Don’Tale Mayes por finalização, especialidade da casa, responsável por seis de suas oito vitórias.

E na peleja que abre o evento, Bruno ‘Bulldoguinho’ enfrenta Tagir Ulanbekov, companheiro de treinos do campeão peso-leve Khabib Nurmagomedov. Após um ‘no contest’ (luta sem resultado) e uma derrota em seus primeiros compromissos pelo UFC, o peso-mosca (57 kg) brasileiro chega para o duelo sedento para conquistar sua primeira vitória na organização.

Confira o card completo do UFC ‘Fight Island 5’:

Marlon Moraes vs Cory Sandhagen
Edson Barboza vs Makwan Amirkhani
Ben Rothwell vs Marcin Tybura
Markus ‘Maluko’ vs Dricus du Plessis
Tom Aspinall vs Alan Baudot
Youssef Zalal vs llia Topuria
Tom Breese vs  KB Bhullar
Chris Daukaus vs Rodrigo ‘Zé Colmeia’
Impa Kasanganay vs Joaquin Buckley
Ali AlQaisi vs Tony Kelley
Giga Chikadze vs Omar Morales
Tracy Cortez vs Stephanie Egger
Bruno ‘Bulldoguinho’ vs Tagir Ulanbekov

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC