Siga-nos
Khamzat Chimaev durante a pesagem de um dos eventos do UFC.
Khamzat Chimaev se tornou uma das estrelas do UFC em pouco tempo - Louis Grasse/PxImages

UFC

Dana sugere que questões particulares são a razão pela ausência de Chimaev do UFC

Depois de um começo de trajetória no UFC bastante movimentado, no qual chegou a bater o recorde de vitórias consecutivas em menor espaço de tempo na era moderna (10 dias), Khamzat Chimaev ‘pisou no freio’ e, consequentemente, diminuiu sua frequência de atuações no octógono. Sem lutar desde setembro e ainda sem previsão de retorno, o russo tem sido alvo de muitas especulações, mas nenhuma parece próxima de se concretizar. Questionado sobre o assunto, Dana White falou sobre a situação do atleta.

Em entrevista recente à ‘TSN’, o presidente do UFC eximiu a organização de culpa pela ausência de Chimaev das competições e revelou que o russo tem “coisas acontecendo na vida pessoal” que podem explicar seu afastamento do octógono. O dirigente, no entanto, não entrou em detalhes sobre quais seriam os empecilhos para ‘Borz’ voltar a lutar.

“Isso é com ele. Ele tem coisas acontecendo na vida pessoal dele. Não é porque nós não estamos dando uma luta a ele. Obviamente, você sabe como isso funciona aqui. Eu falo sobre isso o tempo todo, nós temos que oferecer três lutas por ano aos caras. Se nós não dermos três lutas por ano aos caras, nós temos que pagá-los. A única forma que isso não aconteceria é se eles tiverem alguma coisa pessoal acontecendo”, explicou Dana.

Polêmica na última luta e possível mudança de categoria

Em franca ascensão desde sua estreia no UFC, em julho de 2020, Khamzat Chimaev chegou ao top 3 da divisão dos meio-médios (77 kg) após vencer seus cinco primeiros compromissos na liga. Porém, o futuro do russo pode estar na divisão dos médios (84 kg), já que no seu mais recente compromisso, no qual enfrentaria Nate Diaz, falhou gravemente na balança e obrigou a entidade a reformular três lutas de última hora na edição de número 279, em setembro.

Depois do ocorrido, Dana White aconselhou ‘Borz’ a subir de categoria e rumores sobre um possível duelo com Paulo ‘Borrachinha’ surgiram, mas até o momento nada saiu do campo das especulações. Além da dúvida sobre a data do retorno de Chimaev à ação, fica também a questão sobre em qual divisão o russo vai atuar a partir de agora.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC