Siga-nos
Louis Grasse/PXImages

Pesagem

Falha de Khamzat Chimaev em pesagem obriga UFC a mudar luta principal

A pesagem oficial do UFC 279, realizada na manhã desta sexta-feira (9) em Las Vegas (EUA), contou com ares de tensão. A começar pela coletiva de imprensa cancelada um dia antes devido ao princípio de confusão generalizada envolvendo algumas das estrelas principais do show. Com o possível atrito entre os atletas, a organização não deixou que eles comparecessem à cerimônia ao mesmo tempo, garantindo o bom andamento do protocolo.

Mesmo assim, Nate Diaz e Khamzat Chimaev, então protagonistas do main event, não tiveram momentos de tranquilidade com a balança. Enquanto o americano cravou o limite da divisão dos meio-médios com rosto abatido, inclusive utilizando a libra de tolerância para atingir a marca de 77.5 kg, o rival checheno passou longe do limite e bateu 81 kg.

Com a grande diferença de peso entre eles, os promotores do evento acharam melhor alterar o cronograma e reajustar as disputas principais do card – decisão esta que levou quatro horas para ser oficializada. Desta forma, Diaz irá medir forças no main event com o compatriota Tony Ferguson, que cravou a mesma marca na balança. Por sua vez, Chimaev agora enfrenta Kevin Holland, que bateu a marca de 81.4 kg.

Curiosamente, isso só ocorreu porque o americano estava escalado para enfrentar Daniel Rodriguez com este peso-casado. Por fim, o adversário original de Holland agora medirá forças com Li Jingliang, que estava escalado anteriormente para duelar contra Tony Ferguson. O anúncio oficial foi feito por Dana White em suas redes sociais.

Além disso, diversos outros tiveram problemas com o corte de peso. A mexicana Irene Aldana entrou em acordo com a adversária Macy Chiasson, que aceitou que a disputa, anteriormente prevista para ser realizada no limite de 61.7 k, acontecesse na marca até 63.5 kg. Desta forma, ambas as atletas se enquadraram neste peso e confirmaram o confronto.

Norma Dumont e Danyelle Wolf precisaram se pesar sem roupa para registrarem o limite de 66.2 kg e, desta forma, confirmarem o confronto. Hakeem Dawodu, no entanto, extrapolou e cravou 67.8 kg diante dos 66.2 kg da oponente Julian Erosa. Por fim, Chris Barnett passou do limite dos pesos-pesados ao registrar 121.3 kg, cerca de um quilo a mais do que o adversário Jake Collier.

Johnny Walker e Jaílton ‘Malhadinho’ não tiveram problemas para vencer a balança. Enquanto o meio-pesado cravou 93 kg, cerca de 200 gramas a menos do que o oponente Ion Cuțelaba, Malhadinho, que se apresenta em peso-casado, registrou 98.2 kg para enfrentar o rival Anton Turkalj, que se apresentou próximo dos 97 kg.

Acompanhe os pesos dos atletas do UFC 279:

Nate Diaz (77.5 kg) vs (77.5 kg) Tony Ferguson
Kevin Holland (81.4 kg) vs. *Khamzat Chimaev (81 kg) vs.
Li Jingliang (77.3 kg) vs. (81.1 kg) Daniel Rodriguez
Irene Aldana (62.3 kg) vs. (63.3 kg) Macy Chiasson
Johnny Walker (93 kg) vs. (93.2 kg) Ion Cuțelaba
*Hakeem Dawodu (67.8 kg) vs. (66.2 kg) Julian Erosa
Jailton ‘Malhadinho’ (98.2 kg) vs. (97 kg) Anton Turkalj
Denis Tiuliulin (84.3 kg) vs. (84.1 kg) Jamie Pickett
Jake Collier (120.2 kg) vs. (121.3 kg) Chris Barnett*
Norma Dumont (66.2 kg) vs. (66.2 kg) Danyelle Wolf
Chad Anheliger (61.4 kg) vs (61.2 kg) Alateng Heili
Melissa Martinez (51.5 kg) vs. (52.4 kg) Elise Reed
Darian Weeks (77.3 kg) vs. (77.5 kg) Yohan Lainesse

*Lutadores não bateram o peso de suas categorias

Mais em Pesagem