Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

UFC

Dana exalta capacidade de Kamaru Usman de absorver golpes: “Queixo do inferno”

No último sábado (13), Kamaru Usman derrotou Gilbert ‘Durinho’ na luta principal do UFC 258, em Las Vegas (EUA), e defendeu com sucesso mais uma vez o cinturão meio-médio (77 kg) da organização. Porém, apesar de dominar a trocação durante grande parte do tempo, o triunfo do campeão, conquistado via nocaute no terceiro round, não chegou sem que ele passasse por um susto nos momentos iniciais do confronto.

Ainda no primeiro assalto, Usman foi acertado por um potente golpe aplicado pelo desafiante, que o fez perder o equilíbrio, quase configurando-se como um knockdown. O momento foi bem aproveitado pelo brasileiro, que, impondo seu ritmo, conseguiu encaixar mais alguns bons ataques. Mesmo assim, o campeão conseguiu se recuperar e mudar o panorama da luta, passando a dominar as ações na trocação, especialmente a partir da segunda etapa.

O poder de absorção de golpes demonstrado pelo nigeriano foi alvo de elogios por parte de Dana White, presidente do UFC, durante a coletiva de imprensa pós-evento. Impressionado com a atuação de Usman, o dirigente elegeu a capacidade de receber ataques potentes e se recuperar rapidamente como a principal habilidade do lutador africano.

“Por todos os atributos que Usman possui, seu queixo é provavelmente o melhor de todos. Esse cara tem um queixo do inferno. Ele levou alguns golpes grandes esta noite (sábado) e continuou andando para frente. Eu estava falando com ele lá, e ele disse: ‘(O Durinho) me tonteou com aquele primeiro soco, mas eu já estive nessa situação com ele antes’. Ele disse que costumava ser atingido com aquele soco quando eles faziam sparring, e basicamente isso só o deixou irritado, e ele disse: ‘Eu vou acabar com ele'”, contou Dana, relembrando o passado dos lutadores como companheiros de treino.

Vencedor da 21ª edição do ‘The Ultimate Fighter’, Kamaru Usman iniciou sua caminhada no UFC em 2015. Desde então, o nigeriano venceu todos os 13 combates que disputou no octógono, os três últimos já como campeão dos meio-médios, em defesas de título bem-sucedidas contra Colby Covington, Jorge Masvidal e Gilbert ‘Durinho’.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC