Siga-nos
Blindado sofre com dedo no olho em luta com Weidman
Blindado sofreu com as dedadas no olho aplicadas por Weidman - Matt Davies/Ag Fight

UFC

Confira a reação dos atletas à polêmica vitória de Weidman sobre Blindado no UFC

Realizado no sábado (30), o UFC Atlantic City contou com algumas polêmicas de arbitragem. Entre elas, a de maior destaque ocorreu na controversa vitória do ex-campeão peso-médio (84 kg) Chris Weidman sobre o brasileiro Bruno Blindado, no card principal, que gerou uma enorme repercussão na internet.

Em sua imensa maioria, os comentários na comunidade do MMA nas redes sociais – muitos deles feitos por lutadores – condenavam a atitude do árbitro e dos responsáveis por regular o duelo entre Weidman e Blindado no UFC Atlantic City. Alguns, como Brian Kelleher, peso-galo (61 kg), sugeriram que o fato do americano lutar em casa interferiu na decisão de dar a vitória para ele.

Outros, como o peso-leve (70 kg) Justin Gaethje, criticaram as luvas usadas no Ultimate. Mas talvez o maior consenso entre os atletas que se pronunciaram na internet – entre eles Diana Belbita – foi que eles esperavam que o resultado final do combate entre Blindado e Weidman fosse alterado para um ‘no contest’ (sem resultado).

Entenda a polêmica

Isso porque, no terceiro e último round da luta, Weidman acertou um ‘combo’ de duas dedadas seguidas no olho de Blindado e a infração foi ignorada pelo juiz Gary Copeland. O americano, então, aproveitou o momento em que o paraibano sentiu os golpes ilegais para atacá-lo no ground and pound e colocar um ponto final no combate.

Inicialmente uma vitória por nocaute do ex-campeão, o resultado foi alterado depois do árbitro central consultar o ‘VAR’ e perceber que havia cometido um erro. No entanto, para o espanto de grande parte da comunidade do MMA, nenhum ponto foi retirado de Weidman – que ao todo acertou ilegalmente os olhos do brasileiro quatro vezes durante o duelo – e o triunfo do veterano foi confirmado, só que via decisão unânime, após consulta à pontuação nas papeletas dos juízes laterais até o momento da interrupção.

Confira a reação dos atletas à polêmica em Weidman vs Blindado

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC