Após conquistar o cinturão do peso-leve (70 kg) em maio deste ano, Charles ‘Do Bronx’ terá seu primeiro compromisso como campeão neste sábado (11), na luta principal do UFC 269, em Las Vegas (EUA). Diante do americano Dustin Poirier, o brasileiro pisará no octógono com a missão de defender seu título pela primeira vez e confirmar, definitivamente, sua posição como novo soberano da divisão.
Categoria mais competitiva do MMA mundial na visão de grande parte dos especialistas, o peso-leve foi dominado nos últimos anos por Khabib Nurmagomedov. Porém, após a aposentadoria do russo, em outubro de 2020, o trono da divisão se viu vago e, contrariando a expectativa de muitos, Charles ‘Do Bronx’ foi coroado como novo campeão dos leves, ao nocautear o americano Michael Chandler.
Porém, em uma divisão com nomes como Conor McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje, para citar algumas das estrelas do peso-leve, ‘Do Bronx’ ainda é visto, principalmente fora do Brasil, com desconfiança, em especial por não ter enfrentado nenhum desses três astros que durante anos, ao lado de Khabib e Tony Ferguson, monopolizaram o topo da categoria.
Neste sábado, portanto, o atleta da ‘Chute Boxe Diego Lima’ terá a oportunidade de tirar qualquer asterisco ou dúvida sobre seu reinado no peso-leve do Ultimate, ao medir forças com o número um do ranking Dustin Poirier. O americano, que nos últimos cinco anos só foi superado pelo antigo campeão Khabib Nurmagomedov e vem de dois triunfos sobre Conor McGregor, chega para a disputa contra ‘Do Bronx’ como favorito nas bolsas de apostas.
Nome certo na disputa pelo cinturão após a aposentadoria de Khabib, Poirier optou por focar na trilogia contra Conor McGregor, que lhe renderia maior retorno financeiro, ao invés de lutar naquele momento pelo título. A aposta rendeu frutos, já que com duas vitórias consecutivas sobre o ex-campeão dos penas e dos leves neste ano, o americano foi alçado a um patamar ainda mais alto esportivamente e garantiu alguns milhões a mais em sua conta bancária, além de, mesmo com atraso, ter conquistado mais um ‘title shot’.
Com alto poder de nocaute, ‘The Diamond’ deve apostar na luta em pé para tentar destronar ‘Do Bronx’ e finalmente ser coroado como campeão linear do peso-leve do UFC. Por sua vez, o brasileiro – recordista de vitórias por finalização na história da liga – tem evoluído constantemente desde sua chegada na equipe liderada por Diego Lima e agora apresenta perigo para seus adversários tanto no chão como na trocação, tendo inclusive conquistado o cinturão até 70 kg com um nocaute sobre Michael Chandler.
Resta saber quem conseguirá impor melhor seu estilo de jogo no octógono do UFC 269 neste sábado. A defesa de título bem-sucedida diante de Dustin Poirier deve elevar ainda mais a estrela de ‘Do Bronx’ no mundo das lutas e ampliar o destaque em sua história de superação na carreira. Já a conquista do cinturão linear dos leves coroa de vez a temporada do americano como uma das mais lucrativas, em todos os sentidos, dos últimos tempos.
Confira o card completo do UFC 269:
Charles ‘Do Bronx’ vs Dustin Poirier
Amanda Nunes vs Julianna Peña
Geoff Neal vs Santiago Ponzinibbio
Kai Kara-France vs Cody Garbrandt
Raulian Paiva vs Sean O’Malley
Josh Emmett vs Dan Ige
Pedro Munhoz vs Dominick Cruz
Augusto Sakai vs Tai Tuivasa
Jordan Wright vs Bruno ‘Blindado’
André Muniz vs Eryk Anders
Miranda Maverick vs Erin Blanchfield
Ryan Hall vs Darrick Minner
Randy Costa vs Tony Kelley
Gillian Robertson vs Priscila Cachoeira