Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

Notícias

Amanda Nunes entra em ação para espantar ‘zebra’ e manter hegemonia no UFC

Campeã peso-galo (61 kg) e peso-pena (66 kg) do Ultimate, Amanda Nunes entra em ação neste sábado (11), diante de Julianna Peña, no UFC 269, em Las Vegas (EUA), colocando em jogo um de seus cinturões. Mais uma vez, a brasileira chega para uma defesa de título – sua sexta na divisão até 61 kg – com amplo favoritismo sobre a desafiante, e tentará novamente confirmar seu status de soberana absoluta da categoria.

Sem sentir o sabor amargo da derrota desde 2014, quando foi superada por Cat Zingano, Amanda ostenta uma sequência de 12 vitórias, nove delas em disputas de título nas divisões dos galos e dos penas. O retrospecto de conquistas da brasileira se torna ainda mais impressionante ao analisarmos o nível das adversárias derrotadas pela ‘Leoa’ dentro do octógono mais famoso do mundo.

Basta lembrar que a baiana possui vitórias sobre todas as atletas que em algum momento foram detentoras dos cinturões peso-galo e peso-pena do UFC, como: Cris ‘Cyborg’, Ronda Rousey, Miesha Tate, entre outras. Pela longa invencibilidade da campeã e por todas suas credenciais, que a colocam como a ‘GOAT’ (‘maior de todos os tempos’) do MMA feminino na visão de boa parte da comunidade das lutas, poucos acreditam em um possível triunfo da desafiante Julianna Peña neste sábado.

Além do momento vivido por Amanda, a análise sobre as habilidades técnicas e físicas das protagonistas do co-main event do UFC 269 também favorece amplamente a campeã. Maior e mais forte fisicamente, a ‘Leoa’ possui excelência em praticamente todas as áreas do MMA, destacando-se especialmente por seu poder de nocaute. Por sua vez, Peña tentará explorar a luta agarrada, sua especialidade, a fim de explorar talvez alguma brecha da brasileira com as costas no chão.

Para isso, no entanto, a americana de ascendência venezuelana precisará superar a excepcional base defensiva da baiana – que possui uma taxa de 84% de sucesso ao defender as tentativas quedas de suas oponentes – ou contar com um possível cansaço da campeã no decorrer da peleja para que erros possam ser cometidos por ela. Ainda que alcance uma posição de domínio na luta de solo, Peña – faixa-roxa de jiu-jitsu – terá que lidar com a qualidade da ‘Leoa’, que ostenta uma faixa-preta na arte suave.

Outro ponto que amplia a desconfiança sobre as chances da desafiante chocar o mundo e destronar Amanda é o retrospecto recente da americana. Após um hiato de dois anos, por conta de sua gravidez, Julianna Peña retornou ao octógono do Ultimate em 2019 e venceu dois de seus três compromissos desde então, ambos triunfos sobre lutadoras fora do top 5 da divisão.

Mesmo assim, com o auxílio de muita provocação e a ausência de outra atleta de destaque para pleitear o ‘title shot’ do peso-galo feminino no momento, Peña conseguiu ser escalada como a próxima desafiante ao título de Amanda Nunes. Resta saber se a vencedora da 18ª edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’ terá a capacidade de surpreender a maior parte da comunidade das lutas ou se o prognóstico de vitória da campeã se confirmará neste sábado, pelo co-main event do UFC 269, em Las Vegas.

Confira o card completo do UFC 269:

Charles ‘Do Bronx’ vs Dustin Poirier
Amanda Nunes vs Julianna Peña
Geoff Neal vs Santiago Ponzinibbio
Kai Kara-France vs Cody Garbrandt
Raulian Paiva vs Sean O’Malley
Josh Emmett vs Dan Ige
Pedro Munhoz vs Dominick Cruz
Augusto Sakai vs Tai Tuivasa
Jordan Wright vs Bruno ‘Blindado’
André Muniz vs Eryk Anders
Miranda Maverick vs Erin Blanchfield
Ryan Hall vs Darrick Minner
Randy Costa vs Tony Kelley
Gillian Robertson vs Priscila Cachoeira

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias