Siga-nos
Matt Davies/PxImages

UFC

Brian Ortega e Yair Rodriguez duelam no UFC Long Island de olho no ‘title shot’

A luta principal do UFC Long Island colocará frente a frente dois dos mais talentosos pesos-penas (66 kg) do mundo. Mesmo com ambos vindos de derrota em suas mais recentes apresentações, Brian Ortega e Yair Rodriguez – segundo e quarto colocados no ranking da divisão até 66 kg do Ultimate, respectivamente – seguem prestigiados na organização e, com uma vitória neste sábado (16), podem sonhar com um ‘title shot’ na sequência.

Depois de voltar de um hiato de quase dois anos mostrando ter evoluído como lutador, ao vencer com sobras Chan Sung Jung, o ‘Zumbi Coreano’, Brian Ortega foi alçado ao posto de desafiante ao título da categoria. Contra o campeão Alexander Volkanovski, no entanto, o americano se viu em desvantagem durante grande parte do confronto e teve seu sonho de conquistar o cinturão peso-pena do UFC frustrado.

Apesar da derrota incontestável para Volkanovski, Ortega saiu fortalecido do duelo, já que conseguiu o que poucos adversários do campeão podem dizer que também fizeram: colocar o australiano em uma situação de real perigo. No terceiro round, o americano conseguiu encaixar duas finalizações – uma guilhotina e um triângulo – muito ajustadas, mas ‘The Great’ mostrou mais uma vez porque é o soberano da categoria e conseguiu se livrar das posições desfavoráveis.

Por sua vez, Yair Rodriguez foi derrotado por Max Holloway em sua última luta, em novembro do ano passado. O mexicano também deixou o octógono com a cabeça erguida, por ter encarado de frente um dos maiores lutadores da história da categoria, fazendo uma boa apresentação. Apesar disso, ‘El Pantera’ saiu derrotado na decisão unânime dos juízes e viu sua invencibilidade de quatro anos ser interrompida.

As boas apresentações, apesar das derrotas, em suas últimas atuações, além da falta de concorrentes diretos para o ‘title shot’ – já que Max Holloway, número um do ranking, teve mais uma oportunidade de lutar pelo título no último dia 2 de julho e falhou novamente – faz com que o vencedor do combate entre Ortega e Rodriguez se coloque em uma boa posição visando a vaga de próximo desafiante ao cinturão da categoria.

O UFC Long Island traz ainda no co-main event um importante duelo entre Amanda Lemos e Michelle Waterson, ambas ranqueadas no top 15 do peso-palha (52 kg) da organização. A brasileira, exímia nocauteadora, tenta se recuperar da derrota sofrida para Jéssica ‘Bate-Estaca’, sua primeira na divisão até 52 kg, enquanto a americana busca engatar uma boa fase após perder três de seus últimos quatro combates.

O Brasil também estará representado no card do UFC Long Island pelo peso-pena Herbert Burns, irmão do meio-médio (77 kg) Gilbert ‘Durinho’. O niteroiense volta à ação após quase dois anos afastado dos octógonos e encara o americano Bill Algeo, na parte preliminar do show.

Confira o card completo do UFC Long Island:

Brian Ortega vs Yair Rodriguez
Amanda Lemos vs Michelle Waterson
Li Jingliang vs Muslim Salikhov
Su Mudaerji vs Matt Schnell
Shane Burgos vs Charles Jourdain
Lauren Murphy vs Miesha Tate
Dalcha Lungiambula vs Puna Soriano
Jack Shore vs Ricky Simon
Bill Algeo vs Herbert Burns
Dustin Jacoby vs Da-un Jung
Dwight Grant vs Dustin Stoltzfus
Emily Ducote vs Jessica Penne

Mais em UFC