Israel Adesanya rompeu com o protocolo após a realização do UFC 293, no último sábado (9). Após ser derrotado por Sean Strickland e perder o cinturão dos pesos-médios (84 kg), o agora ex-campeão compareceu à coletiva de imprensa, como esperado, mas não respondeu às perguntas da imprensa. De forma breve, o atleta nigeriano fez um pronunciamento e deixou a cerimônia sem deixar brechas para os questionamentos dos jornalistas presentes em Sydney (AUS).
Após o monólogo, ‘Izzy’ anunciou que seu treinador, Eugene Bareman, o substituiria na coletiva e atenderia a imprensa e suas respectivas perguntas. Sem entrar em detalhes sobre o confronto diante de Strickland, Adesanya se limitou a dizer que “perdeu para o melhor homem naquela noite”.
“Pause. Tinha um plano diferente para isso. Mas a vida te lança algumas surpresas. Vencendo ou perdendo, eu não iria falar muito de qualquer forma. Mas agora, eu perdi nesta noite para o melhor homem da noite. Só quero me encontrar com as pessoas que se importam comigo. Minha equipe. Eles estão esperando por mim, então farei isso. Mas deixarei vocês (jornalistas) nas mãos capazes de um homem que é bem mais inteligente que eu. Vou admitir isso mundo afora, na mídia nacional. Deixo vocês com Eugene Bareman. Ele vai lidar com isso (coletiva) pela primeira vez. Vou relaxar, tomar café e encontrar minha família. Até a próxima”, declarou Israel.
Momento instável
O resultado negativo de Adesanya comprova um momento turbulento na carreira do nigeriano. Izzy perdeu duas de suas últimas três lutas no UFC – o mais recente revés, assim como a derrota para Alex Poatan, em novembro de 2022. Como profissional de MMA, ‘The Last StyleBender’ soma 24 vitórias e três derrotas.