Siga-nos
Sean Strickland comemora vitória no UFC Vegas 76.
Franco azarão, o americano venceu Adesanya por pontos em uma atuação impressionante - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Strickland choca o mundo, vence Adesanya e se torna campeão dos pesos-médios do UFC

Sean Strickland fez o que parecia impossível. Diante de Israel Adesanya, um striker mais gabaritado, o falastrão americano surpreendeu ‘Izzy’ na trocação com combinações simples de boxe e uma ótima defesa de golpes. O desempenho efetivo do ‘Tarzan’ foi o suficiente para convencer os três juízes e vencer por decisão unânime. Com o resultado que chocou o mundo, Strickland se tornou o mais novo campeão peso-médio (84 kg) do UFC.

Franco azarão nas casas de apostas, Strickland não precisou fazer uso da luta agarrada para derrotar Adesanya. Frustrando o campeão e caminhando sempre para a frente, o então desafiante usou o ‘abafa’ para evitar os golpes mais potentes do nigeriano. Após o combate, a intensa rivalidade entre os atletas ficou de lado com um abraço emotivo protagonizado entre os dois combatentes.

“Estou dormindo, alguém me bate. Nem em um milhão de anos achei que estaria aqui. Eu não choro, mas estou me controlando agora. Izzy é um cara duro, todos sabem. Estava duvidando de mim às vezes. Mas os fãs da Austrália me motivaram. No quarto round eu ouvi vocês gritarem e isso me motivou. Vocês me motivaram. Eu trabalhei duro. É a primeira vez que estou sem palavras. Amo vocês. Lembre-se, esse ouro aqui não quer dizer nada, a vida que você vive é o que importa. Estou vivendo isso com vocês”, declarou o americano, visivelmente emocionado.

A luta

Strickland começou caminhando para frente, mas foi Adesanya quem lançou os primeiros golpes da luta, com chutes baixos na base do americano. Enquanto o desafiante buscava o embate, o campeão apostava nos contragolpes mais precisos. Nos segundos finais, Tarzan chocou o público na arena ao levar Izzy à lona e quase liquidar a fatura com um direto de direita. O nigeriano sobreviveu à ‘blitz’ e foi salvo pelo gongo.

Bem no confronto, Strickland começou o segundo round também caminhando para frente, enquanto Adesanya tentava afastar o desafiante com chutes. Em resposta, o campeão aumentou o volume de golpes e chegou a balançar o rival com um direto. Mais ativo, o nigeriano esfriou a disputa após o susto para empatar o combate.

Com um trabalho de pernas rápido, Izzy se movimentou lateralmente no início do terceiro round para ludibriar seu adversário. Apesar de sempre caminhar para frente, Strickland não desferiu muitos golpes. Na reta final, o desafiante acelerou o ritmo e passou a tocar mais o campeão com combinações simples de boxe.

Assim como nas parciais anteriores, Strickland seguiu buscando a luta e, nos minutos iniciais do quarto round, chegou a assustar Adesanya com dois cruzados. O campeão tentou responder com um contragolpe de direita, mas sem sucesso. Melhor no assalto, o desafiante americano parecia mais inteiro fisicamente que Izzy nos segundos finais.

Com a luta virtualmente empatada, Adesanya desferiu os primeiros chutes do último round. O desafiante respondeu com chutes ponteiros na região da cintura. Mesmo com combinações simples, Strickland conectou bons cruzados no nigeriano. Sem achar a distância, o campeão parecia frustrado na reta final do combate.

Confira abaixo os resultados do UFC 293: 

Sean Strickland venceu Israel Adesanya por decisão unânime dos juízes.
Alexander Volkov venceu Tai Tuivasa por finalização no segundo round
Manel Kape venceu Felipe dos Santos por decisão unânime dos juízes
Justin Tafa venceu Austen Lane por nocaute no primeiro round
Tyson Pedro venceu Anton Turkalj por nocaute no primeiro round
Carlos Ulberg venceu Da Woon Jung por finalização no terceiro round
Chepe Mariscal venceu Jack Jenkins por nocaute técnico no segundo round
Jamie Mullarkey venceu John Makdessi por decisão unânim
Nasrat Haqparast venceu Landon Quiñones pór decisão unânime
Charles Radtke venceu Mike Diamond por decisão unânime
Gabriel Miranda venceu Shane Young por finalização no primeiro round
Kevin Jousset venceu Kiefer Crosbie por finalização no primeiro round

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC