Siga-nos
Jailton Malhadinho celebra sua vitória sobre Shamil Abdurakhimov no UFC 283, no Rio de Janeiro.
Malhadinho alcançou a sétima posição no ranking dos pesados do UFC - Leandro Bernardes/AgFight

Ranking

Malhadinho se aproxima do top-5 dos pesados após vitória no UFC SP

Jailton Almeida vive grande fase na carreira e segue crescendo no peso-pesado do UFC. No último sábado (4), em São Paulo, o brasileiro defendeu sua invencibilidade na companhia ao dominar Derrick Lewis, vencendo por decisão unânime, e, como prêmio, se aproximou de integrar o top-5 da categoria na atualização semanal do ranking divulgada pela própria empresa nesta terça-feira (7).

Por ter emplacado a sexta vitória seguida no UFC, ‘Malhadinho’ ganhou duas posições no ranking do peso-pesado. Portanto, o brasileiro saiu do nono lugar e virou o número sete na tabela de classificação da categoria. Após conquistar a maior vitória de sua carreira, o atleta garantiu estar pronto para desafios grandiosos no octógono e mencionou Ciryl Gane como adversário ideal.

Quem também aproveitou bem o UFC SP foi Rodrigo ‘Zé Colmeia’. No evento, o brasileiro passou por Don’Tale Mayes por decisão unânime, emplacando a terceira vitória seguida. Sendo assim, o atleta entrou no top-15 do peso-pesado, na 15ª colocação.

Makhachev supera Jon Jones

Campeão do peso-leve (70 kg) do UFC, Islam Makhachev conseguiu o que tanto queria: a liderança do ranking peso-por-peso. Dono de uma sequência de 13 vitórias, o russo simplesmente tirou Jon Jones do topo da tabela de classificação dos melhores lutadores da companhia. Vale pontuar que o americano, dono do título do peso-pesado, lutaria neste sábado (11), contra Stipe Miocic, mas uma grave lesão no ombro o tirou do combate. Como ‘Bones’ deve ficar longe do octógono por cerca de oito meses, o tempo sem atuar pode ter lhe cobrado um preço.

Ainda no ranking peso-por-peso, Jiri Prochazka, ex-campeão dos meio-pesados (93 kg), ganhou uma posição. Agora, o tcheco é o número 13 na tabela de classificação, deixando para trás Kamaru Usman, antigo detentor do título dos meio-médios (77 kg).

Saída de Taila

Uma das principais lutadoras do Brasil no MMA, Taila Santos pode ter deixado o UFC, já que foi retirada do ranking do peso-mosca (57 kg). Portanto, Katlyn Chookagian subiu um degrau na tabela de classificação da categoria, virando a número quatro. Jéssica Andrade, Lauren Murphy, Maycee Barber, Viviane Araújo, Amanda Ribas, Tracy Cortez, Natalia Silva, Casey O’Neill, Karine Silva, Andrea Lee e Joanne Wood também ganharam uma posição na listagem.

Mudanças no peso-galo feminino

Afastada após testar positivo para a substância ‘metilfenidato’, presente em remédios para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Mayra ‘Sheetara’ viu sua vitória contra Holly Holm, em julho, virar ‘no contest’ (sem resultado). A atleta estará apta a voltar a competir a partir do dia 29 de novembro. Agora, a brasileira deixou o ranking do peso-galo (61 kg). Com isso, Ketlen Vieira assume o terceiro lugar da compatriota na tabela de classificação da categoria, com a americana logo abaixo.

Já Pannie Kianzad, Yana Santos e Karol Rosa subiram um degrau na divisão, virando donas do sexto, sétimo e oitavo posto, respectivamente. Do décimo lugar até o 15º, o ranking do peso é completado por Norma Dumont, Miesha Tate, Julia Avila, Josiane Nunes, Chelsea Chandler e Tainara Lisboa, todas ganhando uma posição.

Peso-por-peso feminino alterado

Com as retiradas de ‘Sheetara’ e Taila das listagens, o ranking peso-por-peso feminino também apresentou mudanças drásticas. Agora, ‘Bate-Estaca’ sobe um degrau na tabela de classificação, se encontra no 11º lugar e é seguida de perto por Raquel Pennington, Amanda Lemos, Ketlen Vieira e Irene Aldana.

Chimaev e Luque sobem

Sensação do MMA, Khamzat Chimaev continua crescendo no peso-médio (84 kg) do UFC. Após vencer Kamaru Usman, o russo alcançou a nona posição no ranking da divisão. Agora, mesmo sem atuar, ‘Borz’ aparece no oitavo lugar na tabela de classificação da categoria.

Nos meio-médios, Vicente Luque também foi beneficiado. ‘The Silent Assassin’ saiu da nona colocação no ranking da categoria e virou o número oito dela.

Jornalista formado, especializado em MMA. Também acompanho boxe, boxe sem luvas, boxe de celebridades e WWE.

Mais em Ranking