Ranking

Alex Poatan perde três posições no ranking peso-por-peso após derrota no UFC 287

Os duelos protagonizado no UFC 287 movimentaram o ranking da organização em sua mais recente atualização, efetuada nesta terça-feira (11). Um dos astros do card com sede em Miami (EUA), Alex Poatan, além de perder seu posto de campeão dos pesos-médios (84 kg), ainda viu sua derrota para Israel Adesanya lhe custar três posições na listagem peso-por-peso da companhia.

Antes na sexta colocação do ranking que independe de divisão de peso, o brasileiro desceu três degraus e agora figura na nona posição – sendo ultrapassado por Kamaru Usman, Aljamain Sterling e Charles ‘Do Bronx’. Seu algoz, Adesanya, manteve a quinta colocação da listagem peso-por-peso além, claro, de recuperar o cinturão até 84 kg.

Outro lutador que perdeu espaço no ranking foi Jorge Masvidal. Derrotado por Gilbert Durinho, o veterano caiu da 11ª para a 13ª colocação entre os meio-médios (77 kg). A tendência, inclusive, é que Gamebred seja retirado da listagem nas próximas atualizações, já que anunciou sua aposentadoria do esporte logo após o UFC 287.

Por outro lado, Kelvin Gastelum, outro nome conhecido do grande público, subiu bons degraus na categoria até 84 kg. Afastado do octógono há mais de um ano e meio, o atleta subiu da 15ª para a 11ª posição após vencer Chris Curtis em duelo que foi eleito o melhor da noite – gerando o tradicional bônus de 50 mil dólares para ambos competidores.

Sem passagem de bastão

Desde que foi anunciada, a luta entre Luana Pinheiro e Michelle Waterson era avaliada por parte dos fãs como uma espécie de ‘troca de guardas’ entre uma veterana e uma atleta mais jovem em ascensão. No entanto, essa passagem de bastão não foi vista no ranking, mesmo com o triunfo da brasileira sobre ‘Karate Hottie’.

Com o resultado, a expectativa era de que a judoca, então 15ª do ranking, pulasse para a décima colocação – posto antes ocupado por sua rival, Waterson. No entanto, talvez por conta do duelo parelho definido da decisão dividida dos juízes, Luana ganhou apenas uma posição na listagem, enquanto Michelle caiu dois degraus – deixando as pesos-palhas (52 kg), respectivamente, em 14º e 12º lugares.

Matérias Recentes

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025

Processo por agressão sexual contra Conor McGregor é arquivado na Justiça

Protagonista de inúmeros episódios polêmicos fora dos octógonos, Conor McGregor tem um motivo a menos…

05/12/2025