Siga-nos
Alex Poatan enfrenta Israel Adesanya na revanche protagonizada no UFC 287
Alex Poatan é o nono colocado no ranking que independe de peso - Alejandro Salazar/PxImages

Ranking

Alex Poatan perde três posições no ranking peso-por-peso após derrota no UFC 287

Os duelos protagonizado no UFC 287 movimentaram o ranking da organização em sua mais recente atualização, efetuada nesta terça-feira (11). Um dos astros do card com sede em Miami (EUA), Alex Poatan, além de perder seu posto de campeão dos pesos-médios (84 kg), ainda viu sua derrota para Israel Adesanya lhe custar três posições na listagem peso-por-peso da companhia.

Antes na sexta colocação do ranking que independe de divisão de peso, o brasileiro desceu três degraus e agora figura na nona posição – sendo ultrapassado por Kamaru Usman, Aljamain Sterling e Charles ‘Do Bronx’. Seu algoz, Adesanya, manteve a quinta colocação da listagem peso-por-peso além, claro, de recuperar o cinturão até 84 kg.

Outro lutador que perdeu espaço no ranking foi Jorge Masvidal. Derrotado por Gilbert Durinho, o veterano caiu da 11ª para a 13ª colocação entre os meio-médios (77 kg). A tendência, inclusive, é que Gamebred seja retirado da listagem nas próximas atualizações, já que anunciou sua aposentadoria do esporte logo após o UFC 287.

Por outro lado, Kelvin Gastelum, outro nome conhecido do grande público, subiu bons degraus na categoria até 84 kg. Afastado do octógono há mais de um ano e meio, o atleta subiu da 15ª para a 11ª posição após vencer Chris Curtis em duelo que foi eleito o melhor da noite – gerando o tradicional bônus de 50 mil dólares para ambos competidores.

Sem passagem de bastão

Desde que foi anunciada, a luta entre Luana Pinheiro e Michelle Waterson era avaliada por parte dos fãs como uma espécie de ‘troca de guardas’ entre uma veterana e uma atleta mais jovem em ascensão. No entanto, essa passagem de bastão não foi vista no ranking, mesmo com o triunfo da brasileira sobre ‘Karate Hottie’.

Com o resultado, a expectativa era de que a judoca, então 15ª do ranking, pulasse para a décima colocação – posto antes ocupado por sua rival, Waterson. No entanto, talvez por conta do duelo parelho definido da decisão dividida dos juízes, Luana ganhou apenas uma posição na listagem, enquanto Michelle caiu dois degraus – deixando as pesos-palhas (52 kg), respectivamente, em 14º e 12º lugares.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em Ranking