Siga-nos
Leandro Bernardes

Notícias

UFC encaminha disputa de título entre ‘Durinho’ e Usman para 13 de fevereiro

Após duas tentativas frustradas, ao que tudo indica, a disputa entre Kamaru Usman e Gilbert ‘Durinho’, pelo cinturão meio-médio (77 kg) do UFC, deve finalmente ser realizada no próximo dia 13 de fevereiro, ainda sem local definido pela organização. As partes já chegaram a um acordo verbal, mas ainda resta a assinatura dos contratos para a oficialização do duelo. A informação foi divulgada inicialmente pelo site ‘Combate.com’ e posteriormente confirmada pela reportagem da Ag. Fight com fontes próximas à organização.

Depois de construir grande parte de sua trajetória no UFC no peso-leve (70 kg), ‘Durinho’ subiu para os meio-médios e engatou quatro vitórias consecutivas, a última um verdadeiro massacre contra o ex-campeão da categoria Tyron Woodley, em maio deste ano. A rápida ascensão na nova divisão levou o brasileiro ao primeiro lugar no ranking e lhe garantiu a oportunidade de enfrentar o nigeriano Kamaru Usman pelo título da categoria.

Agendado para o dia 11 de julho, na luta principal do UFC 251, que marcou a inauguração da ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), o confronto, no entanto, não foi concretizado, já que o faixa-preta testou positivo para COVID-19 a poucos dias do evento. Substituído de última hora por Jorge Masvidal, ‘Durinho’ viu Usman, seu ex-companheiro de equipe, dominar o americano e defender com sucesso o cinturão dos meio-médios.

Recuperado da COVID-19, o atleta natural de Niterói (RJ) foi novamente alçado ao posto de próximo desafiante ao título da divisão até 77 kg do Ultimate. A entidade planejava marcar o duelo para liderar o card do UFC 256, que será realizado no dia 12 de dezembro, em Las Vegas (EUA), mas foi obrigada a recuar por conta de uma lesão no joelho do nigeriano. Porém, agora, com Usman aparentemente recuperado, o confronto finalmente deve sair do papel em fevereiro de 2021.

No MMA profissional desde 2012, Gilbert ‘Durinho’ possui 19 vitórias e três derrotas em seu cartel. O brasileiro atualmente ocupa a segunda colocação no ranking meio-médio do UFC, atrás do americano Colby Covington. Por sua vez, Kamaru Usman soma 17 triunfos e apenas um revés em sua carreira. O nigeriano conquistou o cinturão da divisão até 77 kg em março do ano passado, ao derrotar o então campeão Tyron Woodley, e, desde então, já defendeu com sucesso seu título em duas oportunidades.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias