Siga-nos
Diego Ribas/PxImages

Ranking

Dos Anjos toma posição de Felder no ranking dos leves; Chimaev estreia na lista

A vitória de Rafael dos Anjos sobre Paul Felder no último sábado (14), em seu retorno ao peso-leve (70 kg), provocou mudanças significativas na mais recente atualização semanal dos rankings do UFC. De volta à divisão que o consagrou como campeão em 2015, o brasileiro ‘roubou’ a posição anterior do rival e, ao mesmo tempo, foi retirado da lista dos meio-médios (77 kg), onde vinha competindo nos últimos anos, abrindo espaço para a entrada da nova sensação da companhia, Khamzat Chimaev.

Com isso, ‘RDA’ ocupa agora a sétima colocação no ranking dos leves, atrás apenas do compatriota Charles ‘Do Bronx’ e do top 5 da categoria, formado por Dan Hooker, Conor McGregor, Tony Ferguson, Dustin Poirier e Justin Gaethje, além do atual campeão Khabib Nurmagomedov, que ainda detém o cinturão, mesmo após o anúncio de sua aposentadoria. Em decorrência da entrada de Dos Anjos na lista, o veterano Donald ‘Cowboy’ Cerrone acabou perdendo seu posto entre os 15 primeiros na classificação da divisão.

Em virtude do retorno ao peso-leve, Dos Anjos teve o nome retirado do top 15 dos meio-médios, assim como o polêmico Nate Diaz, que recentemente completou um ano de inatividade, tendo pisado no octógono do Ultimate pela última vez em novembro de 2019. Sem a presença dos dois veteranos, o ranking da divisão até 77 kg do UFC ganhou dois novos membros: Belal Muhammad e Khamzat Chimaev.

Promessa de estrela da companhia, Chimaev fez sua estreia pelo UFC em julho deste ano, em evento promovido na ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi (EAU), e em poucos meses chamou a atenção de grande parte da comunidade do MMA. O russo naturalizado sueco, que agora ocupa a 15ª posição no ranking, venceu os três combates nos quais competiu sob a bandeira do Ultimate até o momento, e está escalado para liderar o card da edição marcada para o dia 19 de dezembro, em Las Vegas (EUA), onde medirá forças com Leon Edwards, número três no ranking até 77 kg.

Por sua vez, o americano de ascendência palestina Belal Muhammad possui mais experiência dentro da principal organização de MMA do planeta. O meio-médio, ex-campeão do ‘Titan FC’, venceu sete dos seus últimos oito compromissos no octógono, o que lhe valeu a 13ª posição no ranking da categoria na nova atualização.

Outra importante mudança ocorreu na nova configuração do top 15 do peso-mosca (57 kg) masculino. Dispensado pelo UFC, o brasileiro Jussier ‘Formiga’, que ocupava a sétima colocação no ranking da categoria, teve seu nome excluído da lista. Com isso, vários atletas subiram um degrau na classificação, entre eles dois representantes do Brasil: Rogério Bontorin e Raulian Paiva, que agora ocupam a 8ª e 10ª posições, respectivamente.

Mais em Ranking