Siga-nos

Notícias

Treinador elogia disciplina de ‘Marreta’ em recuperação: “Está focado para voltar logo”

Após cirurgia, Thiago ‘Marreta’ ainda não tem previsão de retorno ao Ultimate – Diego Ribas

A relação entre Tatá Duarte e Thiago ‘Marreta’ vai além da questão profissional. Há nove anos acompanhando o meio-pesado (93 kg) do UFC, desde quando lhe deu a oportunidade de treinar em sua equipe, o técnico foi um dos principais responsáveis por ajudar na recuperação do lutador. De molho desde as cirurgias nos dois joelhos, fruto de lesões no confronto diante de Jon Jones, em julho deste ano, o atleta parece se dedicar ao máximo para retornar em breve às competições, o que rendeu elogios do líder da TFT.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag.Fight, Tatá revelou como o foco e a dedicação do seu pupilo tem feito a diferença para ele retomar sua vida normal. Afinal, com previsão de retorno aos octógonos apenas para 2020, Marreta completará período de inatividade inédito em seus seis anos de Ultimate. Por isso, após uma operação delicada e que lhe impedia de realizar alguns movimentos básicos, o lutador cogitou deixar o esporte que tanto ama. Porém, esta ideia logo deixada de lado, muito por ajuda de Tatá.

“Estamos muito felizes com essa recuperação dele. Tenho o visto direto, ele é como um filho para mim, nos falamos todo dia. Ele está seguindo tudo certinho que o Instituto de Performance do UFC passou. Tem o Bernardo Moura, que é o fisioterapeuta da equipe ajudando também. De manhã fica aqui na academia e depois continua o trabalho de fortalecimento. Ele é muito disciplinado e está focado para voltar logo”, disse o treinador.

Apesar da recuperação do lutador ser um sucesso, uma volta ao Ultimate ainda é um assunto a ser tratado com cautela. Com a larga experiência no MMA, Tatá sabe que é preciso ter calma para não forçar um retorno precoce e assim colocar ‘Marreta’ em risco de uma nova lesão. Com acompanhamento diário, o atleta, que já está de volta ao Brasil, vai passar por todas as etapas traçadas pela sua equipe para poder treinar normalmente.

“A gente vai fazer tudo com calma. Tudo vai depender da evolução dele (a volta aos treinos). Ele está fazendo fisioterapia todo dia e as atividades de luta serão liberadas aos poucos. A expectativa é que ele comece a treinar boxe no fim deste mês, muay thai no fim do ano e lá para fevereiro a luta agarrada. A ideia é em março pedir uma nova luta para em junho, julho, já estar competindo em alto nível”, revelou o técnico.

Na sua última apresentação, Thiago ‘Marreta’ teve uma atuação impressionante contra Jon Jones, em disputa válida pelo cinturão dos meio-pesados. O brasileiro, mesmo lesionado, levou o americano ao limite até o quinto round e só foi derrotado por decisão dividida dos jurados. Por ter sido um dos responsáveis por uma das lutas mais duras de ‘Bones’ no Ultimate, existe a expectativa que o brasileiro, quando retornar às competições, já encare o americano.

“(Essa revanche imediata) Vai depender muito da categoria. Se o Jon Jones varrer a divisão até o Thiago voltar, acredito que darão a revanche imediata. Mas se o Jones não fizer isso, a categoria fica embolada. Primeira coisa é voltar e quem tiver pela frente ele estar pronto para fazer uma grande luta”, completou.

Thiago ‘Marreta’ possui 21 vitórias e sete derrotas na carreira. O lutador estreou no Ultimate em agosto de 2013, ainda na categoria dos médios. Em 2018, o atleta subiu para os meio-pesados e engatou uma sequência de três vitórias por nocaute, até conquistar a chance de lutar pelo cinturão.

Mais em Notícias