Siga-nos

Notícias

Rockhold defende decisão de Whittaker de se afastar momentaneamente do UFC

Whittaker perdeu o cinturão peso-médio do UFC para Israel Adesanya – Pranay Dutt/PXImages

O recente desabafo de Robert Whittaker, que justificou sua desistência do combate contra Jared Cannonier ao citar o esgotamento físico e mental provocado pelo esporte, recebeu a aprovação de outro ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC. Assim como o australiano, Luke Rockhold também sentiu a necessidade de se afastar por um período do MMA e, desde sua última luta, flerta com uma possível aposentadoria, ainda que dê sinais de que um retorno aos octógonos possa acontecer.

Ao ‘Submission Radio’, o americano defendeu a decisão de Whittaker. Para ele, o fato do australiano ter uma família, com esposa e filhos, ao contrário dele, aumenta ainda mais a pressão interior por se afastar, ainda que momentaneamente, do esporte. E, aos que pensam que estar no topo traz apenas coisas positivas, Rockhold admitiu que o peso e a expectativa criada pelos outros talvez seja maior do que a recompensa em si.

“As pessoas querem falar m*** de longe e não entendem o que é lutar. Chegar ao topo do mundo e lutar nessas guerras que Whittaker lutou e ter uma família. Eu não consigo imaginar o que isso faz com você. Você não quer fazer isso para sempre. É por isso que eu nunca realmente introduzi uma família a esse estilo de vida, porque é muito para lidar e eu vejo muita gente que não consigo entender como consegue administrar isso”, ponderou Rockhold, antes de comentar sobre a constante busca pela motivação, mesmo após atingir o auge de sua carreira.

“Eu acho que é apenas encontrar aquela fome uma vez que você chega ao topo do mundo. Você chegou lá, fez o que tinha que ser feito, o que mais você quer? Não é para todo mundo continuar seguindo esse caminho. Eu sinto que tinha um peso tremendo nos meus ombros e é por isso que eu consigo ver onde Whittaker teria – ele provou isso, defendeu isso, ele fez isso algumas vezes e se provou. Então, encontrar essa motivação e essa fome para continuar com a mesma paixão. Eu acho que essa é a grande chave”, explicou o ex-campeão.

O hiato das lutas parece ter ajudado Rockhold a reencontrar a paixão pelo esporte. Ainda que não crave totalmente sua volta, o ex-campeão parece remar para essa direção em suas declarações recentes. Por sua vez, Robert Whittaker, ao contrário do americano, não chegou a cogitar publicamente sua aposentadoria. Portanto, é de se esperar que o australiano retorne aos octógonos em algum momento no futuro.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em Notícias