Na última quinta-feira (24), a informação de que Randy Couture havia sofrido um ataque cardíaco e sido hospitalizado pegou a todos de surpresa, e deu um susto em todos os seus fãs espalhados ao redor do mundo. Porém, ao que tudo indica, o ex-campeão meio-pesado (93 kg) e peso-pesado do UFC se recupera bem e está fora de perigo.
O veterano – que está aposentado desde 2011 – continua treinando de forma regular na academia ‘Ubreakable MMA’, localizada na cidade de Los Angeles (EUA), e após uma destas atividades, sentiu um desconforto no peito e dirigiu-se a um hospital próximo, onde foi constatado o ataque cardíaco. Ainda internado após passar por uma cirurgia de emergência para tratar o problema de saúde, Couture redigiu um comunicado, divulgado pelo site ‘TMZ Sports’, a respeito de sua condição atual.
“Contrário aos rumores recentes, eu ainda não chutei o balde. Estou vivo e bem. Agradecimento especial à maravilhosa equipe no Cedars Sinai Hospital. Da emergência à UTI cardíaca, obrigado por tomarem conta de mim. Sou uma dessas pessoas que possuem o sangue muito denso e nominalmente alta (taxa) de colesterol ruim. Infelizmente, estes dois fatores combinaram para criar um coágulo obstruindo minha artéria diagonal. O laboratório de cateterismo do Cedars acertou, desobstruiu e colocou um stent no lugar. Vivam suas vidas ao máximo. Você nunca sabe quando vai dar o último suspiro”, declarou ‘The Natural’.
Além de Couture, seu representante, Samuel Spira, também se manifestou sobre a saúde de seu cliente através de um comunicado, reproduzido pelo site ‘TMZ Sports’. Nele, o empresário relata com mais detalhes os fatos que antecederam a internação do ex-lutador, além de confirmar que o veterano passa bem após a cirurgia cardíaca de emergência a qual foi submetido.
“Durante um treinamento na academia em que treina em Los Angeles, Unbreakable Performance – em West Hollywood, Califórnia –, Randy sentiu um desconforto, o qual ele inicialmente pensou ser uma costela ou vértebra deslocada. Ele tentou treinar em um rolo para aliviar o problema, mas não obteve sucesso. Incrivelmente, Randy finalizou o treinamento inteiro enquanto provavelmente sofria o início de um ataque cardíaco. Pouco depois, ele dirigiu para casa e tentou descansar. Quando a dor, que irradiava de seu peito, não parou, ele percebeu que algo estava errado.
Ele prosseguiu para andar múltiplos quarteirões até uma emergência próxima ao invés de lutar contra o tráfego de Los Angeles. Após sua chegada, depois de um eletrocardiograma, a equipe médica informou a Randy que ele havia sofrido um ataque cardíaco, que iria exigir uma cirurgia imediata para resolver o problema.
A cirurgia foi um sucesso. Randy está agora fora do tratamento intensivo, estável, animado e no caminho certo para uma recuperação rápida e completa”, explicou o representante de Couture.
Membro do Hall da Fama do UFC desde 2006, Randy Couture foi uma das principais estrelas da organização entre o final dos anos 90 até o encerramento de sua carreira, em 2011. Em sua trajetória na organização, o americano conquistou em múltiplas ocasiões os cinturões meio-pesado e peso-pesado da entidade. Desde sua aposentadoria, o veterano vem apostando na carreira como ator, tendo inclusive participado do famoso filme ‘Os Mercenários’, de Sylvester Stallone.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.